Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Pandemia

Uso da polícia para tirar pessoas da rua não é melhor estratégia

É bem verdade que isso foi feito em alguns países, mas as condições foram outras. Se a maior parte da população atende voluntariamente, lidar com as exceções não é um grande desafio

Publicado em 21 de Junho de 2020 às 05:00

Públicado em 

21 jun 2020 às 05:00
Henrique Herkenhoff

Colunista

Henrique Herkenhoff Henrique Herkenhoff
Mesmo com a orientação de isolamento social, a orla de Itapoã, em Vila Velha, registrou a presença de muitos frequentadores neste domingo (29).
Mesmo com a orientação de isolamento social, a orla de Itapoã, em Vila Velha, registrou presença de muitos frequentadores em alguns dias  Crédito: Carlos Alberto Silva
À medida que os leitos hospitalares se aproximam de sua lotação e as notificações de novos casos de Covid-19 continuam chegando, autoridades públicas começam a discutir a necessidade de não apenas adotar medidas preventivas mais severas, mas também de as aplicar de maneira enérgica. Alguns desavisados flertam com a ideia de impor à população um toque de recolher por meio das forças policiais, e sempre há o risco de que ele decorra de alguma determinação judicial.
É bem verdade que isso foi feito em alguns países, mas as condições foram outras. Se a maior parte da população atende voluntariamente, lidar com as exceções não é um grande desafio. Por outro lado, o bobby londrino pode se permitir o luxo de nem sequer portar arma de fogo, sendo treinado e equipado para interagir com o não delinquente.
Por fim, devemos lembrar que a população já está há meses confinada, sem ao menos previsão para o término da pandemia: providências drásticas são mais fáceis de adotar antes que a ansiedade tome conta do cidadão.
Um século atrás, a imposição de medidas sanitárias pela força bruta degenerou na Revolta da Vacina. Desviar as já sobrecarregadas instituições de segurança pública para conferir quem pode ou não circular é uma ideia para lá de arriscada e de sucesso improvável. Haverá melhores chances de manter as pessoas em casa se elas simplesmente não tiverem o que fazer fora, eliminando-se sistematicamente tudo aquilo que for identificado como um atrativo. Não que isso seja fácil ou de sucesso garantido, apenas diminuiria o atrito com a população e a quantidade de policiais empregada.
De toda forma, já deveríamos ter perdido o hábito de tomar deliberações e apenas comunicá-las aos responsáveis pelo seu cumprimento. O lema “missão dada, missão cumprida” não é dirigido ao governante: antes de emitir uma ordem é preciso saber se ela pode ser executada e a que custo. Se estiver sendo de fato cogitado o emprego de força para implementar alguma medida, é indispensável que a Polícia Militar e/ou as Guardas Municipais participem do processo decisório.
Isso tudo, entretanto, é dito apenas por amor ao debate. Há momentos para se exercitar a autoridade, dar sentenças e cumprir a lei com “tiro, bomba e pancada”, mas este não é um deles. Desocupar um lote não é a mesma coisa que esvaziar uma cidade. Em último caso, estratégias indiretas certamente serão mais efetivas, menos custosas e de menores danos colaterais que a tentativa de tirar o povo das ruas debaixo de vara

Henrique Herkenhoff

Henrique Herkenhoff Henrique Herkenhoff

É professor do mestrado em Segurança Pública da UVV. Faz análises sobre a violência urbana e a criminalidade, explicando as causas e apontando caminhos para uma sociedade mais pacífica. Escreve aos domingos

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Exportadores enxergam Norte do ES como nova plataforma para escoar café brasileiro
Imagem de destaque
Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 27/07/2026
Imagem de destaque
Editais e Avisos - 27/07/2026

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados