O Leão do IR decidiu responder todas as suas dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 2021. Envie suas perguntas para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 27 3321-8699

Preciso declarar no IR a conta no Caixa Tem, mesmo sem saldo na conta?

Rodrigo Sangali, conselheiro do CRC-ES explica se poupanças sociais acessadas pelo aplicativo para resgatar o FGTS Emergencial, auxílio emergencial e BEm precisam ser declaradas no IR

Publicado em 06/04/2021 às 11h56
Atualizado em 06/04/2021 às 11h56
Aplicativo Caixa Tem.
Aplicativo Caixa Tem. Crédito: Vitor Jubini

O leitor de A Gazeta Márcio José Jacober precisou abrir a poupança social digital da Caixa, que é acessada pelo aplicativo Caixa Tem, para resgatar o FGTS Emergencial. Ele sacou todo o dinheiro, e agora quer saber se precisa declarar a conta no Imposto de Renda 2021, mesmo que o saldo seja zero.

Os saldos das contas-poupança e contas-correntes devem ser informados na ficha de Bens e Direitos do IR, mas somente quando somarem um valor superior a R$ 140 até 31 de dezembro de 2020.

É o que explica Rodrigo Sangali, conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES). Veja a resposta:

"Gostaria de saber se é necessário declarar a Conta Social "Caixa Tem", e como informar os valores caso a conta esteja zerada. Tenho a conta aberta mas com saldo zero, pois utilizei somente para o resgate do FGTS Emergencial."

Não precisa declarar. Conta bancária só deve ser declarada com saldo a partir de 140,00.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.