O Leão do IR decidiu responder todas as suas dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 2021. Envie suas perguntas para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 27 3321-8699

Como declarar a Previdência Privada VGBL de dependente no IR?

Rodrigo Sangali, conselheiro do CRC-ES, explica como podem ser informados investimentos para a aposentadoria na declaração do Imposto de Renda

Publicado em 09/04/2021 às 15h10
Atualizado em 09/04/2021 às 15h10
Previdência Privada Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL)
Previdência Privada Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL). Crédito: IStock

O leitor de A Gazeta Carlos Gonçalves quer saber como declarar no Imposto de Renda 2021 a Previdência Privada VGBL que o filho dele recebe, e é paga pela avó.

O Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) é um investimento em previdência privada, e como outras aplicações financeiras deve ser declarado no IR. No caso do VGBL, o imposto é calculado sobre os rendimentos gerados pela aplicação.

Rodrigo Sangali, conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES). orienta como declarar o rendimento. Veja a resposta:

"Tenho uma dúvida em relação a como declarar Previdência Privada VGBL de dependente. Meu filho que é meu dependente na declaração tem um Previdência VGBL contratada pela sua avó. Neste caso, como fica a declaração? Quem tem que declarar?"

Ao declarar o dependente, seus bens e direitos devem ser informados também, as contribuições ao VGBL não são dedutíveis e não devem ser informadas na declaração. Em vez disso, você deverá informar o saldo acumulado no plano na ficha de Bens e Direitos, como ocorre com qualquer outro investimento financeiro. O código a ser utilizado é o 97.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.