Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Usina de biometano em Cariacica: Marca Ambiental assina com gigante francesa

Investimento na unidade de purificação do gás oriundo dos aterros sanitários ficará em R$ 70 milhões. O biometano é um combustível renovável que substitui o gás natural

Publicado em 17/04/2024 às 16h10
Dutos de captação e transporte de biogás da Marca Ambiental
Dutos de captação e transporte de biogás da Marca Ambiental . Crédito: Abdo Filho/Arquivo

A Marca Ambiental fechou acordo e a gigante francesa Air Liquide, líder mundial no segmento de gases industriais, vai montar a unidade de biometano que a empresa capixaba quer colocar para funcionar em julho do ano que vem, em Cariacica, onde a Marca opera o maior parque sanitário do Espírito Santo. Os franceses devem entregar o equipamento pronto e montado em um ano. O investimento total ficará em R$ 70 milhões e a produção será, a princípio, de 25 mil m³ por dia de biometano. Em 2035 a produção deve alcançar os 100 mil m³ diários.

Trata-se de um projeto que nasceu há alguns anos. O biometano é derivado da purificação do biogás (composto de metano e dióxido de carbono), que é o gás oriundo do processo de decomposição de resíduos orgânicos. Os aterros, portanto, são fontes inesgotáveis de biogás. Depois de processado, o biogás vira biometano, um combustível renovável, de baixo carbono e que substitui o gás natural, que é de origem fóssil. A Marca Ambiental é responsável pelo recolhimento de mais de 50% do lixo gerado no Estado. Grande parte do material vai para uma área de mais de 3 milhões de m² que a empresa mantém em Cariacica.

Nesta quinta-feira (18), no Palácio Anchieta, na presença do governador Renato Casagrande, o acordo entre Marca Ambiental e Air Liquide será assinado. Está em negociação um acordo para o financiamento do projeto. Seriam usados recursos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia) repassados pelo Bandes.

A Marca tem conversas com possíveis clientes do biometano. A ideia é fazer a venda direta, remunerando a ES Gás, distribuidora de gás no Espírito Santo, pelo uso dos dutos, e também injetar na rede da ES Gás, que fará a distribuição normal para a sua clientela. No final do ano passado, Marca e ES Gás fecharam entendimento sobre o tema.

"Assinado o acordo para colocar a fábrica de pé, vamos mergulhar nas questões comerciais. A ideia é termos contratos no mercado spot (de curto prazo) e também com a distribuidora. Estamos muito animados, as perspectivas são as melhores", assinalou Diogo Ribeiro, diretor de Novos Negócios do Grupo Marca.    

A Gazeta integra o

Saiba mais
Gás Natural Energia Renovável indústria Energia Marca Ambiental

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.