Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Privatização da ES Gás: empresas do Estado avaliam comprar a estatal

Está marcada para a próxima quinta-feira (02) a sessão do Tribunal de Contas do Estado que vai deliberar sobre a venda da distribuidora de gás natural

Publicado em 31/01/2023 às 03h59
Visita de A Gazeta à P 71, navio plataforma da Petrobrás que está em construção no Estaleiro Jurong, em Aracruz, ES
Dutos de gás em navio da Petrobras. Crédito: Fernando Madeira

Pelas contas do governo do Estado, o leilão da ES Gás na B3 deve se dar entre o final de março e o início de abril. Com a data se aproximando, começam a surgir cada vez mais interessados na companhia, avaliada em R$ 1,3 bilhão, responsável pela distribuição de gás natural no Espírito Santo. Entre os que já fizeram contato com o governo do Estado em busca de informações estão grandes empresas daqui do Estado ligadas ao setor de infraestrutura e logística. O governador Renato Casagrande não fala em nomes.  

Grandes empresas e consórcios de fora do Espírito Santo também já estão se movimentando. A coluna apurou que o Grupo Energisa, um dos maiores grupos privados do Brasil com atuação no setor elétrico, buscou informações sobre a ES Gás. O Estadão noticiou que a Compass, do Grupo Cosan, também avalia participar do leilão. A procura, mesmo que, por ora, em off, agradou os acionistas (51% do governo do Estado e 49% da Vibra). Quanto maior a procura, maior a possibilidade de a empresa ser vendida com ágio.

Do lado burocrático, as coisas estão caminhando. Está marcada para a próxima quinta-feira (02) a sessão do Tribunal de Contas do Estado que vai deliberar sobre a venda da ES Gás. A expectativa do governo estadual é de que o negócio seja liberado com pequenos detalhes a serem ajustados.

Tudo correndo como o previsto, os próximos 60 dias serão movimentados e de extrema importância para o negócio. É justamente neste período que antecede o leilão, já com todas as etapas burocráticas vencidas, que são realizados os roadshows, momento em que os proprietários da ES Gás vão ao mercado apresentar os ativos da companhia aos investidores interessados.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.