Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Logística

Mudança no Porto de Vitória: sai Peiú e entra parceiro de gigante chinesa

Trata-se de um espaço interessante no complexo portuário: tem 40 mil metros quadrados e um berço de atracação exclusivo

Publicado em 26 de Março de 2026 às 03:00

Públicado em 

26 mar 2026 às 03:00
Abdo Filho

Colunista

Abdo Filho Abdo Filho
Porto
Navios atracados no Complexo Portuário de Vitória Crédito: Carlos Alberto Silva
As últimas semanas foram de mudanças importantes no Complexo Portuário de Vitória. O Terminal de Peiú, administrado pela família Scopel, deixou, no dia 31 de janeiro, a chamada Área Operacional 3, em Vila Velha. Um espaço de 40 mil metros quadrados com berço de atracação exclusivo. No lugar onde Peiú funcionou por quase três décadas passará a operar a Portmac, empresa que tem uma relevante parceria com a gigante chinesa Cosco, um dos maiores armadores do mundo.
A Vports, concessionária responsável pelo Porto de Vitória, não fez a tradicional negociação direta, mas uma concorrência aberta pela área. O contrato é de curto prazo, de um ano e meio, e vai atender a alta demanda de importação de carros, máquinas e equipamentos. A capixaba Portmac é especializada em operações de carga, descarga, movimentação, armazenagem e apoio às atividades offshore no Estado.

Abdo Filho

Abdo Filho Abdo Filho

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espirito Santo, ingressou na Rede Gazeta em 2005, como estagiario de Entretenimento e Cursos & Concursos. Entre 2007 e 2015, foi reporter da CBN Vitoria e da editoria de Economia do jornal A Gazeta. Depois, assumiu o cargo de macroeditor de Politica, Economia e Brasil & Mundo, ja no processo de integracao de todas as redacoes da empresa. Em 2017, tornou-se Editor de Producao e, em 2019, Editor-executivo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
O que Luigi Mangione confessou em audiência e o que acontece a partir de agora
Incêndio atinge 40 hectares de vegetação em Marataízes
Incêndio atinge 40 hectares de vegetação em Marataízes
Nova série do HZ vai agora volta no tempo em 2002 para ver como era cultura pop capixaba e do que ela viva
Geração HZ: estagiário Gen Z relembra o Caderno 2, de 2002, com Macucos, Patrícia Kogut e Tiazinha

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados