Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Fábrica capixaba de fertilizantes anuncia investimento de R$ 7 milhões

De olho num mercado que só faz crescer, ainda mais depois da guerra, a Natufert vai ampliar sua unidade no município de Ibatiba

Publicado em 19/05/2022 às 16h13
Trigo - agronegócio
Crédito: Carlos Alberto

A Natufert, fábrica de fertilizantes sediada em Ibatiba, fará um investimento de R$ 7 milhões para ampliar a sua produção. O negócio já vinha em crescimento e o investimento já estava na programação, mas a guerra entre Ucrânia e Rússia, grandes produtores de insumos agrícolas, reforçou a decisão.

"Somos grandes produtores de alimentos, mas temos uma fragilidade flagrante, 80% do nosso fertilizante vem de fora. Somos dependentes. Nosso produto tem tecnologia local e 50% da matéria-prima vem do próprio Espírito Santo, é uma vantagem competitiva", argumenta Maurício Cota, diretor-técnico da Natufert.

Com um ciclo de produção que pode levar cinco meses, o investimento será feito no espaço de armazenagem da empresa, para que a produção não seja sufocada. A capacidade de estocagem, hoje em 10 mil m3, vai para 15 mil m3. Isso vai possibilitar que a produção de fertilizantes chegue a 40 mil toneladas/ano, em 2023. No ano passado, foram 20 mil toneladas e, em 2022, devem ser 30 mil toneladas. Caso o planejamento se confirme, um investimento na linha de produção começará a ser estudado já no ano que vem.

Inaugurada em 2016, a Natufert vende fertilizantes para produtores de Espírito Santo, Minas, Rio, Bahia e Goiás. A intenção é ampliar a presença nesses mercados. O principal insumo da empresa é o material orgânico produzido pelas granjas da região serrana do Espírito Santo.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.