Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Exportadores reclamam de fila para contêineres no Espírito Santo

De acordo com o Centrorochas (Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais), a liberação que, até novembro, se dava em 24 horas, está levando até 72h

Publicado em 21/12/2023 às 03h50
O Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), único terminal de contêineres do Estado, é administrado pela empresa Log-in Logística.  Por lá passam eletrodomésticos, insumos para a indústria de mineração e siderúrgica, e outros.
Terminal Portuário de Vila Velha (TVV). Crédito: Carlos Alberto Silva

Exportadores de rochas ornamentais estão com dificuldades para conseguir contêineres e escoar a carga. De acordo com o Centrorochas (Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais), a liberação que, até novembro, se dava em 24 horas, está levando até 72h, o que acaba complicando a operação das empresas. Muitas vezes o exportador, com o atraso na liberação do contêiner, fica no limite do tempo hábil para o embarque no navio. Se perde o navio, além de se complicar com o cliente lá fora, acaba sendo multado pelo armador.

Não é apenas o setor de rochas que está com dificuldades. Exportadores de café e pimenta-do-reino também estão com problemas para escoar suas cargas. De acordo com o Centrorochas, muitas empresas estão tentando trocar de operadora, da Maersk, que possui a maioria dos contratos do setor, para a MSC. A MSC até tem equipamentos disponíveis, mas está dando prioridade para café e pimenta, que são perecíveis.

A coluna apurou que o movimento de cargas, em dezembro, está alto no terminal portuário de Vila Velha, operado pela Log-In. Diante da situação, a operação das cargas e, consequentemente, dos contêineres está sob pressão. Log-In e Maersk estão negociando uma solução.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.