Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Empresários do ES querem inaugurar refinaria no Norte até 2025

Objetivo é fazer uma obra faseada, crescendo conforme a demanda. Betume, lubrificante e combustível marítimo devem ser os principais produtos

Publicado em 21/05/2022 às 04h30
Petróleo
Crédito: Carlos Alberto

A EnP Energy Platform, que tem Águia Branca, Imetame e o ex-secretário de Estado de desenvolvimento Márcio Félix como sócios, pretende colocar para funcionar, até o começo de 2025, uma refinaria no Norte do Espírito Santo. Jaguaré e São Mateus, por conta da relevante produção de óleo em terra, surgem como localidades preferenciais.

A refinaria será focada no processamento de óleo pesado, típico do Norte do Estado. A ideia é produzir betume (o grupo acredita que serão várias as concessões de infraestrutura no país nos próximos anos, o que vai exigir muito asfalto), lubrificantes e combustível marítimo.

O investimento seria faseado. A primeira etapa, que deve ser inaugurada no começo de 2025, deverá ter a capacidade de processar 4 mil barris de óleo/dia. O investimento previsto nesta primeira fase é de R$ 150 milhões. Na plena capacidade a refinaria irá processar 20 mil barris/dia.

A EnP, que possui alguns campos de produção em terra no Norte capixaba (hoje a produção está em 300 barris de petróleo por dia), está negociando com parceiros e fornecedores de óleo. A decisão final sobre o investimento será tomada no ano que vem.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.