Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Comércio internacional

Diante de crise logística, Antaq pede informações a entidades do ES

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários é responsável pela regulação e fiscalização da prestação de serviços de transporte aquaviário e de exploração da infraestrutura portuária

Publicado em 15 de Agosto de 2024 às 03:50

Públicado em 

15 ago 2024 às 03:50
Abdo Filho

Colunista

Abdo Filho

Navio onde 1,5 tonelada de cocaína foi encontrada deixa Viória
Navio deixa a Baía de Vitória Crédito: Ricardo Medeiros
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), responsável pela regulação, supervisão e fiscalização das atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário e de exploração da infraestrutura aquaviária e portuária, está de olho na situação do Espírito Santo. Nos últimos dias, o órgão enviou ofício para várias entidades setoriais do Estado com uma série de questionamentos.
Diz a carta: "tendo em vista um significativo aumento do número de reclamações recebidas por esta agência acerca de falta de regularidade na oferta de serviços que compõem a cadeia logística de contêineres em âmbito nacional, a Superintendência de Fiscalização e Coordenação desta agência solicitou às suas gerências e unidades regionais o levantamento de informações com vistas a subsidiar a atualização fiscalizatória correspondente".
Na sequência, a Antaq solicita às entidades que retornem sobre os seguintes temas:
  • Disponibilidade de contêineres vazios em processos de exportação no ES;
  • Disponibilidade, capacidade e qualidade dos serviços dos depots (área que faz a gestão de contêineres vazios) localizados no ES;
  • Suficiência de linhas de navegação que atendem o ES;
  • Frequência de omissões de embarcações no ES;
  • Transparência e justeza dos critérios adotados pelos armadores que atendem o ES para definição quanto à realização de extra calls (navios que não fazem parte das linhas regulares de um determinado porto).
Vários dos portos mais importantes do Brasil, Santos entre eles, sofrem com a alta ocupação. No Espírito Santo, as reclamações são antigas, mas ganharam mais holofotes em 12 de julho, quando Centro do Comércio do Café de Vitória e Centrorochas divulgaram uma carta detalhando as dificuldades que vêm enfrentando para exportarem suas respectivas produções.

Abdo Filho

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espirito Santo, ingressou na Rede Gazeta em 2005, como estagiario de Entretenimento e Cursos & Concursos. Entre 2007 e 2015, foi reporter da CBN Vitoria e da editoria de Economia do jornal A Gazeta. Depois, assumiu o cargo de macroeditor de Politica, Economia e Brasil & Mundo, ja no processo de integracao de todas as redacoes da empresa. Em 2017, tornou-se Editor de Producao e, em 2019, Editor-executivo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Socol do Sítio Lorenção, em Venda Nova do Imigrante
Festa do Socol agita Venda Nova com música, comidas típicas e linguiça gigante
Especialistas alertam para os riscos da automedicação e os impactos na saúde dos pets
5 erros comuns ao medicar seu pet sem orientação de um médico-veterinário
Herbert Henrique de Sousa, de 41 anos, se envolveu em uma confusão que terminou com uma mulher baleada em uma distribuidora no Bairro Laranjeiras, na Serra
Policial e amigo envolvidos em briga que acabou com mulher baleada são presos na Serra

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados