Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Crédito imobiliário do Banestes cresce mais de 300% em cinco anos

O volume total de recursos emprestados com esta finalidade alcançou, no ano passado, R$ 2,159 bilhões, um recorde para a instituição estadual

Publicado em 29/02/2024 às 03h50
Parque das castanheiras, Praia da Costa, Vila Velha
Parque das Castanheiras, Praia da Costa, Vila Velha. Crédito: Ricardo Medeiros

Além do lucro líquido recorde de 371 milhões, em 2023, outro número chamou a atenção nos resultados apresentados, na terça-feira (27), pelo Banestes: o crédito imobiliário. O volume total de recursos emprestados com esta finalidade alcançou R$ 2,159 bilhões, recorde para a instituição estadual. A expansão em relação a 2022 ficou em 59,5%. Nos últimos cinco anos, o avanço é de 364,9%.

O Banestes ficou muitos anos fora do crédito imobiliário. O retorno, de olho em uma parceria com a clientela que pode durar até 30 anos, se deu em meados da década passada e ganhou muita velocidade nos últimos anos. Além de um investimento pesado em tecnologia e treinamento de pessoal, o banco estadual fez uma aposta firme em taxas de juros competitivas.

Para 2024, com a taxa básica de juros em queda - hoje, está em 11,25% ao ano, a previsão é de que baixe de 9% -, a expectativa é de que os negócios sejam incrementados e de que a tomada de financiamento imobiliário acelere de maneira consistente em todo o Brasil.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.