Confira as últimas informações do ES sobre clima: previsão do tempo para hoje e próximos dias e mudanças climáticas nas principais cidades da Grande Vitória

Papo de Colunista: desvendamos os segredos da Meteorologia

Primeiro Papo de Colunista de 2022 conversa com Ivaniel Fôro, meteorologista do Incaper, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural

Publicado em 19/01/2022 às 13h06

Por que chove tanto em alguns lugares e em outros não cai uma gota d’água sequer? Por que as tempestades e os períodos de estiagem estão cada vez mais severos? Qual a explicação para os desajustes climáticos? O responsável é o aquecimento global? E quem está provocando o aquecimento: é o homem ou é um mero fenômeno natural que ocorre periodicamente no planeta Terra?

Essas e outras dúvidas sobre Meteorologia serão explicadas nesta quarta-feira (19) por Ivaniel Fôro, meteorologista do Incaper, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural. Ele é o convidado do primeiro Papo de Colunista (A Gazeta) de 2022, programa que tem a participação dos jornalistas Leonel Ximenes, Letícia Gonçalves e Rafael Braz.

Mestrando em Engenharia Ambiental e bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) com experiência nas áreas de Meteorologia Agrícola, Hidrometeorologia e Climatologia, Ivaniel vai falar também sobre os fenômenos climáticos no Espírito Santo, as inundações, as secas, as consequências da instabilidade climática para a agricultura e a vida nas cidades, como se prevê o tempo e as ferramentas tecnológicas disponíveis, entre outros assuntos.

O Papo de Colunista vai ao ar nesta quarta-feira (19), das 14h30 às15h30, e é transmitido pelo site de A Gazeta e pelas plataformas digitais do jornal (Facebook e YouTube). Depois, estará disponível também em podcast. Aperte o play e confira o bate-papo.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Chuva no ES Incaper Previsão do Tempo Papo de Colunista chuva leonel ximenes Rafael Braz

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.