> >
Junho deve ser frio e temperatura pode chegar perto dos 3?°C no ES

Junho deve ser frio e temperatura pode chegar perto dos 3?°C no ES

O meteorologista do Incaper, Hugo Ramos, afirma que frentes frias que devem chegar ao Estado neste mês podem causar temperaturas de até 3?°C na Região Serrana

Publicado em 1 de junho de 2020 às 12:18

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Pedra Azul
Pedra Azul. (Marcelo Prest)

Depois de dias frios neste fim de maio, o mês de junho - marcado pelo início do inverno a partir do dia 20 -, deve dar sequência a esse período e registrar baixas temperaturas no Espírito Santo. É o que aponta as projeções do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Historicamente um mês mais frio e seco, junho deve ser marcado pelas passagens de frentes frias pelo Brasil, que podem chegar ao Espírito Santo e causar dias gelados, como os sentidos pelos capixabas na última semana.

Segundo o coordenador de meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, o mês é considerado a transição para o período mais frio do ano. A média de temperatura para o período na Grande Vitória gira em torno de 20?°C a 27?°C. Na Região Serrana, essa média é ainda menor, de 10?°C a 23?°C.

No entanto, a possibilidade da chegada de frentes frias acompanhadas de uma massa de ar polar, pode reduzir essas temperaturas ainda mais, com registros parecidos com os da última semana no Estado, onde até o recorde de frio no ano foi registrado em Domingos Martins, com 3,4?°C.

Aspas de citação

Nessas condições, podemos ter temperaturas na casa dos 14?°C na Região Metropolitana, como tivemos nos últimos dias. Na Região Serrana, a mínima pode ir abaixo de 5?°C, chegando a 4?°C, 3?°C

Hugo Ramos
Coordenador de Meteorologia do Incaper
Aspas de citação

GEADA E NEVOEIRO NA REGIÃO SERRANA

Na Região Serrana, Ramos afirmou que fenômenos registrados nos últimos dias podem se repetir, como geada e a formação de nevoeiros.

“Fenômenos como geada e nevoeiros na Região Serrana são muito comuns nessa época do ano. A geada, a princípio é mais tranquila. Temos formação dessas camadas de gelo em plásticos e plantações, mas, nos primeiros raios de sol, já derretem e as condições voltam ao normal. A questão do nevoeiro, principalmente no início da manhã, para quem tem a necessidade de se deslocar de carro, deve redobrar a atenção, para evitar acidentes”, disse.

CHUVA MENOS INTENSA

Sobre a possibilidade de chuvas, o meteorologista afirmou que, por se tratar de um mês em que se inicia um período mais seco, as pancadas devem acontecer de forma ocasional e de baixa intensidade. Análises climáticas feitas para todo o trimestre serão divulgadas nos próximos dias, já com as projeções do inverno, e mais detalhes serão informados. 

Este vídeo pode te interessar

A telespectadora Mariana Holz enviou para o aplicativo da TV Gazeta o termômetro da casa marcando 6ºC na manhã desta quarta-feira (27) em Santa Maria de Jetibá(Mariana Holz)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais