> >
Inmet emite alerta de perigo para chuvas intensas em todo o ES

Inmet emite alerta de perigo para chuvas intensas em todo o ES

Segundo aviso — válido até as 10h desta quinta-feira (14) — pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e os ventos, considerados intensos, podem chegar a 60 km/h

Publicado em 13 de abril de 2022 às 14:27

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

Aparentemente não vai dar praia. Após anúncio em A Gazeta de possível recorde de frio e tempo fechado para o feriadão de Semana Santa, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (13), alerta de chuvas intensas para todo o Espírito Santo.

O aviso, de classificação amarela — a menor na escala de grau de risco — é válido até as 10h desta quinta-feira (14). O alerta aponta que pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e os ventos, considerados intensos, podem chegar a 60 km/h. O risco é baixo para o corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

chuva no es
Inmet emitiu alerta de perigo potencial para chuvas. (Inmet)

Orientações do Inmet

- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)

FRENTE FRIA

Como já divulgado, a frente fria, que tem avançado pelo Sul do Brasil, deve chegar à Região Sudeste por São Paulo, nesta quarta-feira (13), e atingir o Espírito Santo na quinta-feira.

Segundo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o sol pode até aparecer entre algumas nuvens, mas está prevista chuva para todas as regiões na Sexta-feira da Paixão.

Segundo o Incaper, o vento deve soprar com moderada intensidade pelo litoral do Estado e, em alguns momentos, as rajadas podem ser de forte intensidade.

Segundo o Climatempo, a frente fria vai trazer uma massa polar capaz de fazer várias capitais brasileiras registrarem recordes de frio para o ano de 2022. Os recordes poderão ser de menor temperatura mínima e de menor temperatura máxima, ou madrugada e tarde mais fria.

Em Vitória, o recorde de menor mínima e menor máxima deve ser batido no sábado (16), superando os atuais índices registrados até o momento. No dia 22 de março, a Capital registrou a menor mínima de 20,3 °C. Já no dia 9 de janeiro foi registrada a menor máxima, com 26,2 °C.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais