> >
Frente fria deve mudar tempo no ES na quinta-feira (5)

Frente fria deve mudar tempo no ES na quinta-feira (5)

Sol deve predominar no Espírito Santo na maior parte da semana. Apesar da mudança climática, volume de chuva não deve exceder 30 mm

Publicado em 2 de maio de 2022 às 18:44

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Chuva muda a paisagem da Grande Vitória
Chuva pode mudar a paisagem na Grande Vitória. (Rodrigo Gavini)

O tempo no Espírito Santo deve "dar uma virada" na quinta-feira (5), segundo previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Esse é o dia em que está prevista a chegada de uma frente fria ao Estado que pode provocar mudanças nas condições climáticas, com a ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas.

Até quinta-feira, o sol deve predominar no Espírito Santo, com a presença de poucas nuvens. O dia da chegada da frente fria, inclusive, deve começar com calor. A instabilidade atmosférica deve aumentar a partir da tarde. As informações foram divulgadas em um boletim da Defesa Civil Estadual.

Apesar da mudança no tempo, o volume de chuva não deve exceder 30 mm. A previsão é que a frente fria influencie na chegada de chuvas em todo o Estado, com exceção apenas para algumas cidades do extremo Norte.

Incaper mostra previsão de frente fria no ES
Incaper mostra previsão de frente fria no ES. (Reprodução | Defesa Civil Estadual)

O volume de chuva varia de acordo com a região. A Região Serrana do Estado e um trecho do Sul do Estado, por exemplo, devem ter entre 10 mm e 30 mm de chuva na quinta-feira (5). A Grande Vitória e a maior parte do Espírito santo serão atingidas por um volume de chuva abaixo dos 10 mm.

Veja a previsão dia a dia:

  • Terça-feira (3):  pouca variação de nuvens no estado. Não há expectativa de chuva
  • Quarta-feira (4): pouca variação de nuvens no estado. Não há expectativa de chuva
  • Quinta-feira (5): provável mudança nas condições de tempo. O dia começa com sol e faz calor no Espírito Santo. A instabilidade atmosférica aumenta, a partir da tarde, devido à aproximação de uma frente fria, provocando pancadas de chuva com trovoadas mal distribuídas no estado, com exceção do extremo norte.
  • Sexta-feira (6): mudança nas condições do tempo em todo o Espírito Santo. O sol aparece entre nuvens e chove, em alguns momentos do dia, nas regiões Sul, Serrana e na Grande Vitória. As demais áreas têm predomínio de sol e não chove. As temperaturas diminuem na metade sul do Espírito Santo.

ESPÍRITO SANTO TEM ALERTA PARA VENTOS DE ATÉ 70 KM/H

A Marinha do Brasil alertou, nesta segunda-feira (2), para o risco de ventos de até 70 km/h em cidades capixabas que ficam ao sul de Marataízes. Os ventos com intensidade acima do normal devem ser registrados entre as tardes de terça (3) e quinta-feira (5).

A Marinha ainda informou que haverá aumento das ondas, que podem chegar a 2,5 metros de altura, em cidades que ficam ao norte do Rio de Janeiro (RJ).

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais