> >
O que é relevante está na CBN Vitória: diversidade de conteúdo marca a programação

O que é relevante está na CBN Vitória: diversidade de conteúdo marca a programação

Desde sua inauguração, a CBN Vitória toca notícia 24 horas por dia, sete dias por semana. São âncoras, noticiaristas, produtores, repórteres, editores, operadores de som e sonoplastas que trabalham para levar informações de qualidade aos ouvintes

Publicado em 17 de dezembro de 2021 às 01:50

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura
Rádio CBN, Vitória
Estúdio da CBN Vitória durante a apresentação do programa da manhã. (Ricardo Medeiros)
Pedro Cunha
Produtor da CBN Vitória / [email protected]

“Um programa de notícias do Espírito Santo”. É dessa forma que a âncora e editora-executiva Fernanda Queiroz define o CBN Vitória, que fica ao vivo por 14 horas e 30 minutos por semana. De segunda à sexta-feira, de 9h30 ao meio-dia, e aos sábados, das 10h ao meio-dia, o programa homônimo à rádio está no ar quando a notícia acontece, além de trazer análises dos comentaristas e entrevistas de tudo que é relevante no noticiário.

Segundo Fernanda, o papel do CBN Vitória é esclarecer e traduzir. "Existe um abismo entre instituições e comunidades. Estamos ali para aproximar e diminuir esse abismo. A CBN é o olho e a voz do cidadão. E eu acho que é o papel também do Jornalismo, que se preocupa com quem fala. Não quero ocupar um espaço, mas ser útil, fazer a diferença. Se colocar no lugar do outro e melhorar a vida da população do Espírito Santo por meio do programa", explica.

Das 15h às 17h, de segunda a sexta, quem comanda 10 horas de programação semanal na CBN Vitória é o jornalista Mário Bonella, com o CBN Cotidiano. A proposta do programa é dar um tom de descontração às tardes, transmitindo notícias de uma forma mais leve e com mais tempo para um aprofundamento nos temas.

"O CBN Cotidiano é um programa de radiojornalismo que se propõe a trazer notícias de uma maneira um pouco mais descontraída. Não é um programa de hard news porque é no meio da tarde, quando dificilmente acontecem notícias que vão mudar com a vida das pessoas. Geralmente, isso é mais pela manhã ou no fim da tarde. É um programa que visa debater temas do cotidiano das pessoas de uma maneira mais leve", explica Bonella.

CONHEÇA OS ÂNCORAS:

Fernanda Queiroz. Edição do CBN Vitória comemorativa dos 25 anos da rádio e dos 470 anos de Vitória no hotel Ilha do Boi
Fernanda Queiroz durante edição comemorativa do CBN Vitória. Na ocasião, foi comemorado o aniversário de 25 anos da rádio e também os 470 anos de Vitória. . (Vitor Jubini)

Uma vinheta veiculada na programação da Rádio anuncia que "na CBN Vitória, a notícia não para". Assim como descreve o compromisso da rádio que toca notícia, essa vinheta também poderia descrever a editora-executiva e âncora, Fernanda Queiroz. A jornalista entrou na Rede Gazeta em 1993, fez parte da CBN Vitória desde o início. De lá para cá, foi redatora, pauteira, editora, chefe de reportagem e, em 2000, chegou à ancoragem.

Formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e em Administração pela Universidade Vila Velha (UVV), em 21 anos de trajetória, Fernanda só deixou a apresentação por um período prolongado quando nasceu sua filha, Vitória, poucas horas antes da cobertura da posse dos governos federal e estadual em 2010. Ela não deixa passar uma informação desapercebida e sua paixão pela notícia a faz ler tudo, absorver qualquer letra que passar em sua frente e só para de escutar a 92,5 FM em um único momento do dia: a hora de dormir.

Mário Bonella. Edição do CBN Vitória comemorativa dos 25 anos da rádio e dos 470 anos de Vitória no hotel Ilha do Boi
Mário Bonella na edição do CBN Vitória comemorativa dos 25 anos da rádio e dos 470 anos de Vitória no hotel Ilha do Boi. (Vitor Jubini)

Quem conhece o apresentador através do Bom dia Espírito Santo nem imagina que foi no rádio que Mário Bonella começou a trilhar seus caminhos na Comunicação. Ainda na escola técnica, ele foi aluno do curso de Radialismo. Já na Ufes, fez Jornalismo. Hoje, ele une sua formação acadêmica para, na prática, fazer seu trabalho acontecer.

Além de apresentador da TV Gazeta e âncora da CBN Vitória, Mário também é repórter de rede da Globo no Espírito Santo. Segundo ele, não se trata de talento - é trabalho. O que rege seu Jornalismo é saber que ele está à serviço do telejornal, e está nas ondas de rádio e TV para prestar um serviço ao cidadão.

INFORMAÇÃO DE QUALIDADE

Desde sua inauguração, em 30 de abril de 1996, a CBN Vitória toca notícia 24 horas por dia, sete dias por semana. São âncoras, noticiaristas, produtores, repórteres, editores, operadores de som e sonoplastas que trabalham para levar a informação mais apurada, com agilidade e qualidade. 

Entre sexta-feira e domingo, programas semanais entram na programação. Nas sextas-feiras, o Ponto Final CBN termina mais cedo para, às 18h30, dar lugar ao "Fim de Expediente". Dan Stulbach, José Godoy e Teco Medina abordam as principais notícias da semana de forma descontraída, com o ouvinte sendo o convidado especial.

Vitória Summit 2021
Fim de Expediente em Vitória, com a participação especial de Nelson Motta. (Cloves Louzada)

No sábado, às 9h30, com o educador físico Marcio Atalla no "Bem-estar & Movimento", a conversa é sobre os quatro pilares de um bom estilo de vida: alimentação, sono, controle emocional e atividade física. Já ao meio-dia, Petria Chaves entra no ar com o "Revista CBN", estabelecendo uma conversa mais calma com o ouvinte, dando destaque para assuntos das áreas de saúde, filosofia e bem-estar. O objetivo de construir uma sociedade mais respeitosa e consciente.

Nos domingos, ou em qualquer outro dia da semana, o futebol pode tomar as ondas da rádio que toca notícia. Oscar Ulisses e Edson Mauro comandam as transmissões esportivas do Futebol Globo CBN.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais