ASSINE

Análises de quem entende: conheça o time de comentaristas da CBN Vitória

São 31 quadros e 32 comentaristas de diferentes segmentos, que analisam e esclarecem as notícias que são destaque no noticiário

Tempo de leitura: 3min
Vitória
Publicado em 17/12/2021 às 01h30
Rádio CBN
Em novembro, a CBN Vitória inaugurou um novo estúdio. Crédito: Carlos Alberto Silva

Há 25 anos, quando a CBN Vitória foi criada, a figura dos "comentaristas" não estava presente na programação. A atual editora-executiva, Fernanda Queiroz, lembra que quando assumiu a apresentação, em 2000, chegava a fazer sete entrevistas por dia em um único programa, para conseguir contemplar todos os assuntos do noticiário.

Fernanda foi percebendo, com o tempo, que alguns entrevistados se repetiam com mais frequência. Pessoas com aptidão para se comunicarem por meio do rádio, trazendo para as ondas da CBN Vitória o conhecimento de suas áreas aliado à capacidade de informarem com clareza. A partir daí, a rádio viu a oportunidade de começar a formar um time de parceiros para, semanalmente, analisar os temas em destaque no noticiário.

O primeiro do time foi o analista financeiro Marlo Barcelos. "Eu comecei no ano 2000, quando ainda era rádio AM. Participei da transformação da rádio até os dias atuais, contribuindo e participando constantemente dessa evolução", conta. "Ser comentarista é uma grande honra, fazer parte desse seleto grupo de comentaristas e amigos há mais de 20 anos. Me sinto com uma grande responsabilidade de deixar nossos ouvintes bem informados", afirma.

"Ser comentarista é um exercício de cidadania"

Quem faz parte do time desde o início é o advogado Luiz Gustavo Tardin, especialista em Direito do Consumidor. Em 2021, seu quadro, o "Olho Vivo", completa 18 anos. "Ser comentarista é um exercício de cidadania, é a colaboração que eu dou para fazer um Brasil melhor, para fazer pessoas melhores, mais informadas e que possam exercitar com mais habilidade os seus direitos perante a sociedade”, afirma Tardin.

Há 11 anos, quem entrou para o time foi o jornalista Rafael Braz. No início, a ideia era falar sobre os principais lançamentos dos cinemas, mas o quadro evoluiu ao longo do tempo, com a onda das séries e a chegada do streaming. "Todo mundo consome muito isso hoje em dia, então tem sempre uma participação muito bacana dos ouvintes. Já passei a assistir coisas a partir de dicas de ouvintes."

A nutricionista Roberta Larica também faz parte do time há uma década, e traz semanalmente orientações de nutrição e saúde para melhorar a qualidade de vida dos ouvintes. "Ser comentarista é um grande prazer para mim. É a oportunidade de compartilhar com os ouvintes um pouco do que eu vivencio diariamente no meu consultório, levando dicas práticas para que você possa construir uma vida saudável e uma nutrição para toda a vida.”

Em 2020, com a pandemia do coronavírus, a CBN Vitória viu a necessidade de agregar ao time um profissional para trazer  orientações sobre a Covid-19 e esclarecer as fake news que começaram a circular sobre o assunto. Em 7 de setembro do mesmo ano, Ethel Maciel se tornou comentarista. "Eu nunca tinha feito rádio, então foi um desafio fazer essa comunicação em um veículo que seu único elemento é a voz, principalmente em um momento muito árduo do ponto de vista científico. Eu diria até que foi um divisor de águas na minha carreira."

No ano de 2021, com as bodas de prata da CBN Vitória, uma nova leva de profissionais se juntou ao time, principalmente com a reformulação do CBN Cotidiano. Passaram a fazer parte das manhãs nomes como Neyla Tardin, Alberto Nemer e Cássio Moro. Nas tardes, os professores Juliana Santos e Filicio Mulinari, o médico Henrique Bonaldi, o economista Celso Bissoli, o jornalista Erik Oakes e a consultora de pessoas e gestão Andréa Salsa se juntaram a Mário Bonella.

Duas décadas e meia depois de sua inauguração, a Rádio CBN Vitória conta com 32 comentaristas em 31 quadros – o quadro Retrabalho é comandado por uma dupla. O mais antigo se juntou ao time há 21 anos, e o mais novo há cerca de dois meses. São profissionais que ajudaram a trilhar a trajetória da rádio e entraram para a equipe em momentos que marcaram a história do Espírito Santo, do Brasil e do mundo.

Os quadros nas palavras de seus próprios comentaristas:

  1. A Gazeta - wv5n7b8ca
    01

    Adriana Müller - "CBN e a Família" (quintas, às 15h15)

    É psicóloga e terapeuta familiar. “O quadro tem como proposta convidar os ouvintes para conversar e refletir sobre as questões cotidianas das relações pessoais e familiares sob o ponto de vista da psicologia." 

  2. A Gazeta - z3rin32
    02

    Alberto Nemer - "Retrabalho" (quintas, às 10h30)

    É advogado trabalhista. "Levamos à população capixaba informações sobre o Direito do Trabalho e também sobre as relações do trabalho de forma simples, objetiva e sem frescuras!"

  3. A Gazeta - 7b9rgy73l6k
    03

    Américo Bedê - "Me Explica Direito" (quartas, às 11h40)

    É juiz federal. "Procuramos traduzir para uma linguagem coloquial, mais acessível ao público, os grandes debates presentes nas instituições jurídicas do nosso país. As grandes questões do direito sendo explicadas por todas as correntes e as posições mais diversas possíveis."

  4. A Gazeta - 2uve6g
    04

    Andréa Salsa - "CBN Vida Profissional" (segundas, às 15h30)

    É consultora de pessoas e gestão e professora da FGV. "É um espaço para reflexão, aprendizagem e trocas sobre temas relacionados ao mundo do trabalho, e é destinado desde a pessoa que está em casa, o estudante, o operário, o servidor público, até o executivo e o empreendedor. É um lugar para todos, afinal, a vida profissional está no nosso dia a dia."

  5. A Gazeta - ygdu3cg91d
    05

    Cássio Moro - "Retrabalho" (quintas, às 10h30)

    É juiz do trabalho. "Nós tratamos, de forma irreverente e crítica, as novidades do mercado e do Direito do Trabalho."

  6. A Gazeta - ug3vqdclmvp
    06

    Celso Bissoli - "Economia do Cotidiano" (quartas, às 16h)

    É economista e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). "A ideia é aproximar um pouco mais os ouvintes dos principais temas de economia, desmistificando algumas informações e mostrando como nossa vida diária é afetada e também explicada por vários fatores econômicos diferentes. É o formato de um bate-papo mais descontraído, mas nossa principal intenção é informar e discutir economia da maneira mais clara e direta possível. "

  7. A Gazeta - gx361q
    07

    Edson Ruy - "Viaje na CBN" (quintas, às 11h30)

    É especialista em viagens e turismo. “O meu quadro é uma grande viagem, sem medo de ser redundante, porque a gente consegue fazer com que nossos ouvintes viajem conosco todas as quintas-feiras através das ondas da rádio CBN para vários lugares, no Espírito Santo, Brasil e o resto do mundo!”

  8. A Gazeta - i99lv8v2
    08

    Erik Oakes - "Sextou CBN" (sextas, às 16h)

    É jornalista, editor de entretenimento do portal HZ. “O meu quadro é um espaço de descontração, onde o ouvinte vai ouvir muita brincadeira e, ao mesmo tempo, se informar sobre o que vai acontecer no fim de semana para se programar para aquele passeio, para fazer aquele almoço gostoso com a família, curtir uma peça de teatro ou uma exposição ou até mesmo ir àquele show bastante esperado!”

  9. A Gazeta - c4rrlazy5
    09

    Ethel Maciel - "Especial Coronavírus" (segundas, às 10h30, e sextas, às 15h30)

    É professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), epidemiologista, pesquisadora e divulgadora científica. "Abrimos e fechamos a semana com explicações, orientações e análises sobre a Covid-19. É falar o que está certo e o que está errado em relação à pandemia, sob o ponto de vista científico."

  10. A Gazeta - q70g21cem7e
    10

    Evandro Milet - "CBN Inovação" (segundas, às 15h15)

    É consultor em inovação. “Eu procuro dar a ideia mais ampla possível sobre o que significa a inovação, para que serve, como praticar. Isso tudo em uma linguagem que possa ser entendida pela grande parte da população que nos escuta no rádio. A inovação é fundamental para qualquer processo hoje em dia.”

  11. A Gazeta - chff4t
    11

    Filicio Mulinari - "Pensamento Cotidiano" (quartas, às 15h15)

    É doutor em Filosofia e professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). "São reflexões filosóficas sobre o dia a dia. Um diálogo semanal com o ouvinte, tendo uma conexão direta."

  12. A Gazeta - hssnqwc7lo
    12

    Filipe Souza - "Arquibancada CBN" (segundas e sextas, às 16h30)

    É jornalista, editor de Esportes de A Gazeta. "Tratamos de esporte de uma forma leve e descontraída, interagindo com o ouvinte e fazendo análises. Um momento de leveza para a Rádio."

  13. A Gazeta - usxx4bw
    13

    Gilberto Sudré - "CBN e a Tecnologia" (quartas e sextas, às 10h30)

    É professor, escritor e especialista em Computação Forense e Segurança da Informação. "O objetivo do quadro sempre foi o de descomplicar a tecnologia para o dia a dia, responder as dúvidas e apresentar as novidades tecnológicas, sempre de uma maneira simples e prática."

  14. A Gazeta - nbpyc5vuexs
    14

    Helder Trefzger - "Clássicos CBN" (terças, às 16h)

    É maestro titular da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses). "A ideia do quadro é apresentar a música clássica de uma forma descomplicada, simples, alegre, divertida. Apontar curiosidades dos instrumentos musicais e de algumas obras, fatos inusitados da vida dos compositores. Mas a ideia é, principalmente, compartilhar belas músicas com nossos ouvintes."

  15. A Gazeta - lmbmrrbyj
    15

    Henrique Bonaldi - "Consultório CBN" (terças, às 16h30)

    É médico cardiologista. "É um momento em que a gente discute e orienta medicina de uma forma muito responsável e técnica, mas ao mesmo tempo muito leve e irreverente, de uma forma simples para o ouvinte."

  16. A Gazeta - aifp5vw4e
    16

    José Eduardo Coelho Dias - "Questões de Família" (segundas, às 9h45)

    É advogado de família e professor universitário. "O Direito de Família e o Direito das Sucessões estão presentes no dia a dia de todos nós, e para mim é uma alegria muito grande poder discutir esses temas tão relevantes de uma forma clara, simples e sem rodeios, levando informação de qualidade para o público."

  17. A Gazeta - lnd5dwtw
    17

    José Márcio de Barros - "CBN Investimentos" (sextas, às 15h15)

    É economista. "Eu procuro sempre fazer uma tradução do noticiário econômico para tornar os temas mais próximos do nosso ouvinte sem complicações."

  18. A Gazeta - tsu6w60h
    18

    Juarez Campos - "CBN e as Dicas do Chef" (sábados, às 11h)

    É chef de cozinha. “O meu quadro é muito bacana, porque eu dou uma série de receitas voltadas para o amador, para as donas e os donos de casa aproveitarem o máximo que podem dentro da geladeira e fazer receitas simples.”

  19. A Gazeta - abj8fbugj
    19

    Juliana Santos - "Meu Filho na Escola" (terças, às 15h15)

    É professora e especialista em Docência. "Nós discutimos as situações que envolvem professores, alunos e famílias sempre na perspectiva de ajudar toda essa comunidade que está envolvida nas escolas ao desenvolvimento de cada uma dessas partes."

  20. A Gazeta - 74e8qet
    20

    Letícia Gonçalves - "CBN e a Política" (terças, às 10h30)

    É jornalista, colunista de política de A Gazeta. "É uma forma de falar sobre política e veicular informações e opiniões de um jeito diferente, até mais informal."

  21. A Gazeta - o1271r
    21

    Luciane Ventura - "Correr Malhar Superar" (sábados, às 11h30)

    É jornalista. “Eu conto histórias de superação na corrida, como aconteceu com a minha própria história. E pelo esporte, pela atividade física, eu venho incentivando as pessoas a fazerem aquilo que elas mais gostam.”

  22. A Gazeta - qx2ldbwjq
    22

    Lucy Mizael - "CBN na Sua Casa" (sextas, às 11h30)

    É personal organizer, consultora de organização e especialista em Capacitação Doméstica. "É um bate-papo gostoso sobre organização, cuidados com a casa e vida doméstica. São segredos, técnicas e dicas para deixar a vida doméstica cotidiana muito mais fácil e simples. Nós descomplicamos a vida e retiramos os entraves que fazem as donas e os donos de casa 'arrancarem os cabelos'."

  23. A Gazeta - gr5q4lu1i
    23

    Luiz Gustavo Tardin - "Olho Vivo" (terças, às 9h45)

    É advogado especialista em Direito do Consumidor. “Em 2021, o Olho Vivo faz 18 anos. Nesse período todo, a gente pode acompanhar as mudanças das leis, da jurisprudência, da sociedade, e ter o privilégio de comentar todas essas mudanças e levar para o público um pouco de informação.”

  24. A Gazeta - gyab91us
    24

    Marco Bravo - "CBN Meio Ambiente e Sustentabilidade" (quartas, às 9h45)

    É biólogo e professor. "Tratamos de um tema extremamente abrangente e importante que é o meio ambiente. A nossa pauta é voltada desde o indivíduo local e problemas locais até questões ambientais do planeta."

  25. A Gazeta - y9ar15
    25

    Marlo Barcelos - "Mercado Financeiro" (de segunda a sexta, às 11h55)

    É analista financeiro. “Meu quadro tem o objetivo de informar os ouvintes as notícias sobre economia, investimentos, ações e aplicações, em uma linguagem bem simples, para que todos possam entender e assimilar as informações e usarem no dia a dia, da forma mais benéfica, seja na vida pessoal, seja na profissional.”

  26. A Gazeta - vq8xsmdjlpa
    26

    Neyla Tardin - "Conversa de Bolso" (sextas, às 11h)

    É doutora em Contabilidade e professora universitária. “Nossa missão é descomplicar o ‘economês’ e traduzir fenômenos macro e microeconômicos para a realidade das pessoas comuns, como eu e você."

  27. A Gazeta - urby4r4qf
    27

    Polícia Federal - "Segurança em Foco" (quintas, às 9h45)

    Uma parceria da CBN Vitória com a Polícia Federal no Espírito Santo. O quadro debate sobre um dos principais problemas enfrentados pelo cidadão no dia a dia - a segurança. O superintendente da PF/ES, Eugênio Ricas, e os delegados Guilherme Helmer, Ivo Silva e Lorenzo Esposito são alguns dos profissionais que representam a corporação.

  28. A Gazeta - hz8si8kwll
    28

    Polícia Rodoviária Federal - "Direção Segura" (terças, às 11h)

    É uma parceria da CBN Vitória com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Espírito Santo. A intenção é orientar os condutores para um trânsito mais seguro. Os inspetores Valdo Lemos, Ana Carolina Cavalcanti e Izaque Rohr e o agente Johnson Pestana são alguns dos profissionais que representam a corporação.

  29. A Gazeta - czfr85i3b0o
    29

    Rafael Braz - "Em Cartaz" (quintas, às 16h30)

    É jornalista, crítico cinematográfico e colunista de entretenimento de A Gazeta. "É um quadro leve e divertido para a gente falar de filmes e séries que chegam às plataformas de streaming e aos cinemas, e todo mundo consome muito isso hoje em dia, então tem sempre uma participação muito bacana dos ouvintes."

  30. A Gazeta - l67b7afb
    30

    Ricardo Barbosa - "Pit Stop CBN" (segundas, às 11h30)

    É especialista do setor automotivo. “O quadro traz informações sobre o mundo do automóvel, respondendo as dúvidas dos nossos ouvintes sobre freio, direção, pintura, autoconsumo, e por aí vai!”

  31. A Gazeta - mjv502dwa
    31

    Roberta Larica - "Boa Mesa CBN" (segundas, às 16h)

    É nutricionista especialista em Nutrição Funcional. “No meu quadro, você pode encontrar um conteúdo sobre saúde e nutrição com dicas valiosas para implementar uma rotina saudável no seu dia a dia."

  32. A Gazeta - 1k7w592rd2w
    32

    Tatiana Sacchi - "Clube Pet CBN" (quartas, às 16h30)

    É médica veterinária. "O quadro é uma oportunidade única de levar informação de qualidade aos nossos ouvintes a respeito da saúde, bem-estar e dos cuidados gerais com os nossos pets."

Este vídeo pode te interessar

A Gazeta integra o

Saiba mais
cbn cotidiano cbn reportagens cbn vitoria

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

Logo AG Modal Cookies

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.