> >
Transmissão de Covid-19 por pacientes sem sintomas é 'muito rara', diz OMS

Transmissão de Covid-19 por pacientes sem sintomas é "muito rara", diz OMS

Para Maria Van Kerkhove, infectologista e líder técnica da OMS, deve haver esforços dos governos para identificar e isolar pessoas que apresentam sintomas

Publicado em 8 de junho de 2020 às 22:18

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Arte covid-19 para capa do site
Infectologista da OMS afirmou que pacientes assintomáticos dificilmente transmitem o coronavírus. (Divulgação )

A infectologista e chefe do departamento de doenças emergentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, afirmou nesta segunda-feira (8) durante a conferência de imprensa diária sobre o novo coronavírus que a propagação de Covid-19 a partir de pacientes sem sintomas é “muito rara.”

Segundo a médica, os dados levantados até agora mostram que pessoas que não apresentam os sintomas da doença possuem pouco potencial infectológico para contaminar indivíduos saudáveis. De acordo com a especialista, deve haver esforços dos governos para identificar e isolar pessoas que apresentam sintomas.

“Nós sabemos que existem pessoas que podem ser genuinamente assintomáticas e ter o PCR (teste realizado para detectar a presença do vírus no organismo) positivo. Esses indivíduos precisam ser analisados cuidadosamente para entender a transmissão. Há países que estão fazendo uma análise detalhada desses indivíduos, e eles não estão achando transmissão secundária. É muito rara,”, afirmou a médica ao ser questionada por jornalistas.

Ainda segundo Kerkhove, é necessário traçar todos os contatos que pessoas que desenvolveram a doença tiveram com outros indivíduos. A infectologista afirmou ainda que é necessário realizar mais estudos para chegar a uma “resposta verdadeira” sobre todas as formas de transmissão do novo coronavírus.

Este vídeo pode te interessar

Fonte: Agência Brasil

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais