> >
Ricardo Salles é alvo de operação que investiga exportação ilegal de madeira

Ricardo Salles é alvo de operação que investiga exportação ilegal de madeira

Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão no Ministério do Meio Ambiente e em endereços do ministro do governo Bolsonaro

Publicado em 19 de maio de 2021 às 07:49

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, durante cerimônia de sansão do projeto de lei (PL 1.095/2019) que aumenta pena para crimes de maus-tratos a animais.
Ricardo Salles é ministro do Meio Ambiente. (Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

O ministro do Meio AmbienteRicardo Salles, é alvo de operação da Polícia Federal (PF), nesta quarta-feira (19), que realiza busca e apreensão tanto o ministério quanto em endereços do titular da pasta. As investigação são relativas à exportação ilegal de madeira para Estados Unidos e Europa

A PF cumpre 35 mandados de busca no Distrito Federal, São Paulo e Pará, autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação sobre o ministro ser alvo da ação foi publicada primeiro pela coluna Painel, da Folha de S. Paulo. Ao todo, 160 policiais federais participam da operação. 

A Operação Akuanduba, informou a PF, é destinada a apurar crimes contra a administração pública (corrupção, advocacia administrativa, prevaricação e, especialmente, facilitação de contrabando) praticados por agentes públicos e empresários do ramo madeireiro.

Também foi determinado o afastamento preventivo de dez agentes públicos que ocupavam cargos e funções de confiança no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e no Ministério do Meio Ambiente

A decisão também suspende, de forma imediata, a aplicação de um despacho, de fevereiro de 2020, que permitia a exportação de produtos florestais sem a necessidade de emissão de autorizações de exportação, conforme a PF.

"Estima-se que o referido despacho, elaborado a pedido de empresas que tiveram cargas não licenciadas apreendidas nos EUA e Europa, resultou na regularização de mais de 8 mil cargas de madeira exportadas ilegalmente entre os anos de 2019 e 2020", disse a PF, por nota.

As investigações tiveram início em janeiro, a partir de informações "obtidas de autoridades estrangeiras" que noticiavam um "possível desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação de madeira".

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais