Publicado em 10 de agosto de 2024 às 19:47
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A FAB (Força Aérea Brasileira) afirmou na tarde deste sábado (10) que deu início à análise da caixa-preta do avião que caiu em Vinhedo (SP) na sexta (9), deixando 62 pessoas mortas.>
Em nota, a Força Aérea afirma que os dois gravadores de voo, conhecidos popularmente como caixa-preta, foram transferidos para o Labdata (Laboratório de Análise e Leitura de Dados de Voo), do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáutico), pela manhã, e a análise teve início.>
O relatório relatório preliminar sobre o acidente, no entanto, só deverá ficar pronto em 30 dias.>
"Os trabalhos preliminares de preparação, extração e degravação de dados foram iniciados pelos investigadores e devem prosseguir, de maneira ininterrupta, pelas próximas horas", afirma o órgão.>
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Segundo a FAB, após a conclusão da chamada ação inicial, realizada no local do acidente em Vinhedo, a investigação avança para a fase de análise de dados.>
"Neste estágio, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e os fatores humanos, bem como um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros", diz a nota enviada à imprensa.>
"O Cenipa reitera a intenção e previsão de divulgar, no prazo estimado de 30 dias, o Relatório Preliminar do acidente aeronáutico.">
O acidente aéreo de Vinhedo é considerado de alta complexidade. Uma das preocupações é que pudesse ter havido danos à caixa-preta, o que não ocorreu. As hipóteses para o acidente ainda não levam a nenhuma conclusão.>
Embora especialistas tenham afirmado que poderia ter ocorrido um congelamento das asas, essa informação foi descartada pela empresa, a Voepass, antiga Passaredo, que diz que o modelo de avião usado ATR 72-500 é um modelo seguro que não tem esse tipo de falha.>
A aeronave estava tinha os certificados e as vistorias em dia. O último laudo é de junho deste ano.>
O avião tinha 62 pessoas a bordo e caiu em uma área residencial de Vinhedo, no interior de São Paulo, deixando todos mortos. A aeronave saiu de Cascavel (PR), às 11h50, com destino ao aeroporto de Guarulhos (SP). A chegada estava prevista para 13h40; 20 minutos antes, houve a queda.>
Até a tarde deste sábado, foram resgatados os corpos de 50 vítimas, que haviam sido retirados do local do acidente. Dois deles foram identificados, o piloto e o copiloto do voo.>
Todos os corpos resgatados seriam levados para o IML (Instituto Médico-Legal) Central da cidade de São Paulo para identificação, onde há mais recursos. Até o fim da tarde, 37 haviam sido transportados.>
Entre as vítimas do acidente estavam uma criança de 3 anos, que estava com o pai para celebrar com ele o dia dos pais, uma fisiculturista, um grupo de médicos e uma advogada especializada em processos contra companhias aéreas, entre outras pessoas. No voo estava ainda um grupo de médicos que viajava para um congresso em Curitiba.>
Na manhã deste sábado, um piloto pediu respeito à empresa, afirmou que o modelo ATR-72 é ultrasseguro e lamentou a tragédia. O piloto da companhia se manifestou antes de um avião do mesmo modelo decolar do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, em direção a Cascavel, no Paraná. A rota é a mesma do voo que caiu, mas na direção contrária.>
"Toda vez que vocês ouvirem alguma coisa sobre o ATR, informem que é um avião ultrasseguro. Existem mais de 2.000 unidades voando no mundo. É um avião que voa na Europa, nos Estados Unidos, na neve, então ele não tem problemas para operar em condições de gelo", disse.>
Os apelos, no entanto, não têm sido suficientes. Nas redes sociais da companhia aérea Latam, que tem acordo para venda de passagens da Voepass estão recebendo uma série de mensagens de usuários revoltados, pedindo o fim do acordo, o cancelamento de viagens e a responsabilização pelo acidente, o que não é cabível pela legislação.>
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