> >
PF prende 'coiote' que falsificava documentos para imigração ilegal

PF prende "coiote" que falsificava documentos para imigração ilegal

Grupo atuava no contrabando de pessoas pelo município de Assis Brasil (AC), município na fronteira do país com o Peru e a Bolívia

Publicado em 5 de setembro de 2020 às 18:28

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Polícia Federal
Polícia Federal deflagra a Operação Chacal contra organização criminosa. (Saulo Angelo/Futura Press/Folhapress)

Polícia Federal deflagrou neste sábado (5), a Operação Chacal contra organização criminosa voltada para a falsificação de documentos ilegais e promoção de imigração ilegal de estrangeiros no Brasil e nos Estados Unidos. Foram cumpridos um mandado de busca e apreensão e dois de prisão preventiva em Epitaciolândia (AC), a 230 quilômetros de Rio Branco.

O grupo atuava no contrabando de pessoas pelo município de Assis Brasil (AC), município na fronteira do país com o Peru e a Bolívia. Segundo os investigadores, a quadrilha estava sendo monitorada por autoridades americanas por promover a entrada ilegal de iranianos nos Estados Unidos e no Canadá.

As apurações tiveram início após a prisão de um grupo de iranianos que tentou ingressar no Brasil com passaportes falsos - um dos detidos seria o "coiote" responsável pela promoção da entrada ilegal dos estrangeiros no país.

No exterior, o suspeito era monitorado por envolvimento em contrabando de pessoas nos últimos doze anos.

No cumprimento do mandado de busca e apreensão foram apreendidos um celular, um notebook, diversos chips telefônicos de países diferentes, cartões de crédito em nome de várias pessoas e documentos diversos. A PF contou com o apoio da Interpol e a colaboração da Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega da Homeland Security Investigations (HSI), do governo americano.

O nome da operação, "Chacal", é referente ao chacal americano, popularmente conhecido como "coiote". O termo também é usado no Brasil para identificar suspeitos de levar imigrantes para outros países de forma ilegal.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais