> >
PF desmente morte de idosa em ginásio onde golpistas estão presos

PF desmente morte de idosa em ginásio onde golpistas estão presos

Foto de suposta idosa morta, espalhada em grupos bolsonaristas, foi copiada de banco de imagens; parlamentares compartilharam a fake news

Publicado em 10 de janeiro de 2023 às 14:18

Ícone - Tempo de Leitura 1min de leitura
Informação sobre morte de mulher detida no DF é falsa
Foto usada em informação sobre morte de mulher detida no DF é de banco de imagens. (Reprodução/ Redes sociais)

Polícia Federal (PF) veio a público desmentir a informação de que uma idosa havia morrido na Academia Nacional de Polícia, onde estão detidos os golpistas que atacaram as sedes dos Três Poderes em Brasília, no Distrito Federal, no domingo (8).

Na montagem, uma nuvem preta com a palavra "luto" e uma bandeira do Brasil com uma mancha vermelha fazendo alusão a sangue tinham a intenção de levar o leitor a acreditar que a mulher, identificada apenas como "idosa", havia morrido.

A mentira foi compartilhada pela deputada Bia Kicis (PL-DF), do mesmo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ela chegou a dizer que a informação havia sido confirmada pela Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF). 

Pelo Twitter, a PF desmentiu o boato. Além disso, com ferramentas de busca reversa — tipo de pesquisa onde buscadores, como o Google, procuram resultados usando imagens —, é possível ver que a foto da "idosa" foi retirada de um banco de imagens. Uma dessas ferramentas, o Google Lens (Lentes do Google), está disponível de forma nativa em vários aparelhos Android.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais