> >
MP de Bolsonaro estimula 'pandemia de mal-intencionados', diz presidente do TCU

MP de Bolsonaro estimula 'pandemia de mal-intencionados', diz presidente do TCU

Para Mucio, o tribunal não pode aceitar que, por causa da emergência, se suspenda o controle dos gastos públicos: 'É um incentivo a quem quer errar'

Publicado em 14 de maio de 2020 às 16:03

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro Filho
Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro Filho. (Isac Nóbrega/PR)

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Mucio Monteiro, reagiu à edição pelo presidente Jair Bolsonaro da Medida Provisória (MP) que isenta agentes públicos de serem responsabilizados por erros que cometerem durante o enfrentamento da pandemia da Covid-19 ou de seus efeitos na economia do país. A MP foi publicada na madrugada desta quinta-feira, 14, no Diário Oficial da União.

Ao "Estadão", o presidente do TCU disse que a MP vai estimular uma “pandemia de mal-intencionados”. “Não podemos aceitar e nem apoiar nenhuma medida que afaste o controle, que desestimule o bom gestor. Na hora que se cria proteção ao erro, qual o estímulo que vai ter o bom gestor?”, criticou o ministro. “Precisa ver com que intenção isso foi feito.”

Para Mucio, o TCU tem sido parceiro da grande emergência que a pandemia da covid-19 exigiu do governo, mas não pode aceitar que, por causa da emergência, se suspenda o controle dos gastos públicos. “É um incentivo a quem quer errar. Nós admitimos que durante a pandemia erros sejam cometidos com a intenção de acertar, mas sem criar proteções ao erro”, disse.

O presidente da Corte de Contas avaliou que a medida poderá ser revista pelo Legislativo, assim como ocorreu com a MP que blindou os funcionários do Banco Central das decisões tomadas para o enfrentamento dos efeitos da Covid-19 na economia.

"ERRO GROSSEIRO"

A MP publicada hoje restringe o "salvo-conduto" às esferas civil e administrativa e diz que só haverá punição no caso de "agirem ou se omitirem com dolo ou erro grosseiro", ou seja, quando há intenção clara de dano.

Mucio informou que o TCU criou 27 acompanhamentos das medidas adotadas pelo governo. De acordo com ele, o tribunal vai separar o “joio do trigo”. Para ele, o “trigo” são aqueles que erram querendo acertar e não se locupletaram (enriquecem). Já o “joio” são os que aproveitaram do momento de exceção para tirar vantagens pessoais.

“Vamos depois separar esse período e dizer: agora vamos julgar o que foi feito com boa intenção e o que foi feito com má intenção”, ressaltou. “Se você comprou um produto mais caro e na sua conta pessoal no banco verificarmos que não houve nenhuma movimentação estranha, você errou querendo acertar. Mas se notarmos que você fez tudo isso e na sua conta entrou um dinheiro estranho, não pode ser tratado da mesma maneira de quem errou querendo acertar”, exemplificou.

Relator das contas do presidente, o ministro Bruno Dantas também criticou a edição da MP. “Eu estranho porque o presidente Bolsonaro tinha revogado uma infame blindagem jurídica dada aos diretores e servidores do Banco Central num texto muito parecido com o da medida provisória 966 de hoje”, disse Dantas. “Fico me perguntando se não é a CGU (Controladoria-Geral da União) que está empurrando o presidente para um conflito”, acrescentou o relator. Para ele, a MP é "inconstitucional, imoral" e vai criar um acirramento desnecessário com os órgãos de controle, em que se estava tendo um bom diálogo.

Na área técnica do TCU, a MP também repercutiu negativamente. A avaliação é de que o grupo que pode ser responsabilizado está legislando sobre como não ser responsabilizado. O entendimento é que o governo está criando tensionamento com o tribunal.

A MP foi editada um dia após o plenário do TCU, por decisão unânime, apertar os controles do auxílio emergencial de R$ 600 depois que foram encontradas irregularidades na concessão do benefício, voltado aos mais vulneráveis e informais, a militares, pensionistas e anistiados. O TCU abriu auditoria, cobrou providências dos ministérios da Defesa, Cidadania e Economia, exigiu ressarcimento e mandou o governo publicar a lista de todos os beneficiados pelo auxílio, discriminada por municípios.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais