Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Brasil
  • Ministro do STJ põe em domiciliar todos os presos por dever pensão alimentícia
Coronavírus

Ministro do STJ põe em domiciliar todos os presos por dever pensão alimentícia

A condição leva em conta as medidas adotadas para a contenção da pandemia do novo coronavírus

Publicado em 27 de Março de 2020 às 12:36

Redação de A Gazeta

Publicado em 

27 mar 2020 às 12:36
Prisão
Presos por dívidas alimentícias serão colocados em prisão domiciliar devido à pandemia do coronavírus Crédito: Shutterstock
O ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que todos os presos por dívidas alimentícias no País sejam colocados em prisão domiciliar em razão da pandemia da covid-19. Sanseverino estendeu os efeitos de liminar dada nesta quarta-feira (25), a presos na mesma condição no Ceará.
As condições de cumprimento da prisão domiciliar serão estipuladas pelos juízes estaduais - inclusive quanto à duração -, levando em conta as medidas adotadas para a contenção da pandemia.
O pedido de extensão no habeas corpus, que tramita em segredo de Justiça, foi apresentado pela Defensoria Pública da União. As informações foram divulgadas pelo STJ.
Ao avaliar o pedido da Defensoria e a situação dos presos no Ceará nesta quarta, Sanseverino considerou que o País enfrenta "circunstâncias excepcionais" e destacou que a recomendação do Conselho Nacional de Justiça é clara 'no sentido de estimular a adoção de medidas contra a propagação do novo coronavírus'.
O magistrado indicou que uma das preocupações que levaram à edição da recomendação é a de que "a grande aglomeração de pessoas em unidades prisionais insalubres gere dificuldades para garantir a observância de procedimentos mínimos de higiene e de isolamento rápido dos indivíduos com sintomas do vírus".
"Portanto, considerando o crescimento exponencial da pandemia em nosso país e no mundo, e com vistas a assegurar efetividade às recomendações do CNJ para conter a propagação da doença, concedo parcialmente a liminar para determinar o cumprimento das prisões civis por devedores de alimentos do estado do Ceará, excepcionalmente, em regime domiciliar", concluiu o ministro na ocasião.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Material apreendido durante a Operação Black Station
Empresário é preso com medicamentos emagrecedores ilegais em Vitória
Imagem de destaque
Governo do ES lança aplicativo para consultar exames, vacinas e medicamentos pelo celular
O caso aconteceu na noite de terça-feira (16)
Chuva de granizo atinge Jaguaré, Governador Lindenberg e São Mateus

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados