> >
Lula sanciona lei que impede volta do DPVAT em 2025

Lula sanciona lei que impede volta do DPVAT em 2025

Cobrança havia sido encerrada por uma medida provisória assinada pelo então presidente Jair Bolsonaro em 2019 e estava prevista para retornar o próximo ano

Publicado em 31 de dezembro de 2024 às 17:14

seguro tinha a finalidade de garantir indenizações por danos pessoais a vítimas de acidente de trânsito
Seguro tinha a finalidade de garantir indenizações por danos pessoais a vítimas de acidente de trânsito Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (31) a Lei Complementar 211, que impede a retomada do Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT, o antigo DPVAT). A decisão faz parte do pacote de corte de gastos do governo.

No dia 18 de dezembro, os deputados e o governo já haviam firmado acordo pela revogação da lei que criaria o novo SPVAT. A volta do seguro para 2025 havia sido prevista por uma lei complementar assinada no último mês de maio.  

O seguro tinha a finalidade de garantir indenizações por danos pessoais a vítimas de acidente de trânsito e seria obrigatório. Estariam previstas indenização por morte, por invalidez e reembolsos para assistências médicas e também serviços funerários.

Com a revogação da lei, vítimas de acidentes que não tiverem seguro privado não terão direito a indenizações. A cobrança havia sido encerrada por uma medida provisória assinada pelo então presidente Jair Bolsonaro em 2019.  

00:00 / 01:07
Lula sanciona lei que impede volta do DPVAT em 2025

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Imposto Seguro

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais