> >
Juiz manda soltar fundador da Qualicorp e mais dois presos em operação

Juiz manda soltar fundador da Qualicorp e mais dois presos em operação

Para o juiz eleitoral Marco Antonio Martin Vargas, a permanência da prisão não é mais imprescindível para o sucesso das investigações

Publicado em 25 de julho de 2020 às 10:12

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Fundador da Qualicorp, José Seripieri Filho, o Júnior
Fundador da Qualicorp, José Seripieri Filho, o Júnior. (Zanone Fraissat/Folhapress)

O juiz eleitoral Marco Antonio Martin Vargas determinou a soltura na noite desta sexta-feira (24) do fundador da Qualicorp, José Seripieri Filho, o Júnior, e de outras duas pessoas que tinham sido presas na última terça (21) em operação que envolve o senador José Serra (PSDB-SP).

O magistrado de São Paulo aceitou também depósito caução de R$ 5 milhões proposto por Seripieri, quantia que, disse, garante eventual futura reparação de danos, e revogou o bloqueio de valores.

Para Martin Vargas, a permanência da prisão não é mais imprescindível para o sucesso das investigações. O juiz afirmou os três suspeitos já foram interrogados e que os objetos a serem periciados já estão com a polícia, "não havendo qualquer risco de destruição ou ocultação".

Também tiveram a prisão revogada Rosa Maria Garcia e Mino Mazzamati, donos de empresas por onde passou parte do dinheiro investigado.

A operação batizada de Paralelo 23, deflagrada na terça (21), apura suspeita de caixa dois na campanha do senador tucano em 2014.

Após a prisão, a defesa do empresário disse que os delatores mencionados no inquérito não o acusavam de caixa dois, mas sim relataram apenas um "mero pedido de doação" a favor de Serra. "Não há qualquer razão ou fato, ainda que se considere a delação como prova (o que os tribunais já rechaçaram inúmeras vezes), que justifique medidas tão graves."

A investigação também incluía cumprimento de mandado de busca e apreensão no gabinete de Serra em Brasília, mas a diligência foi barrada pelo Senado e depois suspensa pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais