Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • Brasil
  • Fux diz que harmonia entre Poderes não implica impunidade
Após ameaças de Bolsonaro

Fux diz que harmonia entre Poderes não implica impunidade

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, mandou duros recados ao presidente Jair Bolsonaro, que tem feito ataques a integrantes do STF

Publicado em 02 de Agosto de 2021 às 16:03

Agência FolhaPress

Publicado em 

02 ago 2021 às 16:03
Presidente do STF, ministro Luiz Fux
Presidente do STF, ministro Luiz Fux Crédito: Fellipe Sampaio/STF
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, mandou duros recados ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em seu discurso nesta segunda-feira (2) na sessão de abertura dos trabalhos da corte no segundo semestre.
O chefe do tribunal afirmou que a harmonia e a independência entre os Poderes "não implicam em impunidade de atos que exorbitem o necessário respeito às instituições".
"Embora diuturnamente vigilantes para com a democracia e as instituições do país, os juízes precisam vislumbrar o momento adequado para erguer a voz diante de eventuais ameaças", disse.
Apesar de não ter mencionado o chefe do Executivo, o discurso foi direcionado a Bolsonaro, que tem feito ataques a integrantes do STF e ameaçado a realização das eleições do ano que vem caso não seja implementado o voto impresso no país.
O presidente da corte disse que as nações só conseguem se desenvolver mediante respeito às instituições e que "a democracia nos liberta do obscurantismo e da intolerância".
"Trago uma advertência, porém: democracia é o exercício da liberdade com responsabilidade", disse.
O magistrado também afirmou que ninguém tem superpoderes e que o Supremo está atento "aos ataques de inverdades à honra dos cidadãos que se dedicam à causa pública".
O discurso visa dar respaldo à atuação do ministro Luís Roberto Barroso à frente do TSE. Ele tem sido atacado constantemente por Bolsonaro, que, segundo ele, quer eleições sujas e não democráticas.
Fux repreendeu a postura de Bolsonaro. "Atitudes desse jaez deslegitimam veladamente as instituições do país; ferem não apenas biografias individuais, mas corroem sorrateiramente os valores democráticos".
O magistrado também disse que o "diálogo eficiente pressupõe compromisso permanente com as próprias palavras".
Segundo Fux, a democracia precisa ser cultivada diariamente e que, sem civilidade e respeito às instituições, a democracia "tende a ruir".
"Numa sociedade democrática, momentos de crise nos convidam a fortalecer - e não deslegitimar - a confiança da sociedade nas instituições", disse.
O ministro também disse que os brasileiros jamais aceitariam "que qualquer crise, por mais severa, fosse solucionada mediante mecanismos fora dos limites da Constituição".

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Poupança rende menos, crédito fica mais barato e o momento pede decisão
Sua poupança vai passar a render menos, mas isso pode ser bom
Imagem Edicase Brasil
Campanha nacional de proteção às crianças será lançada no ES
ana paula, taiana, carol neves, tania e thaise paste
Carolina Neves lança coleção em homenagem ao Dia das Mães

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados