> >
Escola é vandalizada com símbolos nazistas em ataque em Minas Gerais

Escola é vandalizada com símbolos nazistas em ataque em Minas Gerais

Caso ocorreu em Contagem (MG), na madrugada desta terça (29); paredes foram pichadas com suásticas e referências a Hitler, além de vasos de plantas quebrados e cadeiras jogadas no meio do pátio

Publicado em 30 de novembro de 2022 às 06:44

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Suásticas e mensagens com referência a Hitler estavam nas paredes da escola
Suásticas e mensagens com referência a Hitler estavam nas paredes da escola. (Reprodução)

Um colégio público de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi alvo de vândalos na madrugada desta terça-feira, 29. A Escola Municipal José Silvino Diniz foi invadida, depredada e teve as paredes pichadas com suásticas e referências a Hitler.

Uma exposição sobre o mês da Consciência Negra também foi destruída. Testemunhas relataram à polícia que a diretora teria sido ameaçada e que o cenário era de destruição: vasos de plantas quebrados, bancos, cadeiras jogadas no meio do pátio, muito lixo no chão, além de cacos de vidros.

Nas pichações desta madrugada na escola de Contagem, os criminosos fazem menção também a um jogo eletrônico chamado Bully. Nele, jogadores assumem o papel de um "estudante endiabrado" que foi expulso de várias escolas e tenta ascender socialmente na instituição. Para passar de fase, o jogador "enfrentará valentões, será bode expiatório de professores, irá pregar peças, ganhar ou perder a garota e finalmente aprender a superar os obstáculos da pior escola da área".

Cadeiras reviradas após ataque com símbolos nazistas a escola em Contagem (MG)
Cadeiras reviradas após ataque com símbolos nazistas a escola em Contagem (MG). (Reprodução)

Os casos de ataques a escolas com uso de símbolos nazistas têm se tornado frequentes no País e em Minas Gerais. No dia 23 de novembro, um banheiro da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), no município de Divinópolis, foi pichado com ofensas a judeus, suásticas e exaltação a Hitler, responsável pela morte de mais de 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1956).

Segurança

Em nota oficial, a Prefeitura de Contagem informou que, diante do estado em que a escola se encontra, as aulas precisaram ser suspensas até o dia 1º de dezembro. O órgão informou também que a Guarda Municipal e a Polícia Militar de Minas Gerais estão atuando para melhorar a segurança na rede pública de ensino.

A nota diz ainda que outra instituição de ensino, a Escola Municipal Professora Maria Martins "Mariinha", que fica na mesma região, também foi alvo de uma tentativa de invasão. "Os criminosos forçaram a entrada por diversos lugares, mas não conseguiram entrar", afirma o texto.

A Polícia Civil de Minas Gerais informou, em nota, que instaurou procedimento investigativo para apurar os fatos. "A perícia oficial foi acionada para realizar os levantamentos de praxe que irão subsidiar a investigação, que tramita a cargo da 3ª Delegacia de Polícia Civil do município", diz a nota.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais