> >
Eleitores de Mato Grosso também vão eleger um senador neste domingo

Eleitores de Mato Grosso também vão eleger um senador neste domingo

A vaga foi deixada pela ex-senadora Selma Arruda, que teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelos crimes de caixa dois e abuso de poder econômico na campanha de 2018

Publicado em 14 de novembro de 2020 às 15:05

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Fachada do Congresso Nacional durante amanhecer em Brasília
Fachada do Congresso Nacional, onde fica o Senado, durante amanhecer em Brasília. (Pedro França/Agência Senado)

Com 2,3 milhões de eleitores, espalhados em 141 municípios, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Estado de Mato Grosso será o único do país que além de prefeitos e vereadores vai eleger um senador. A vaga foi deixada pela ex-senadora Selma Arruda, que teve o mandato cassado pelo TSE pelos crimes de caixa dois e abuso de poder econômico na campanha de 2018.

Em abril deste ano, a Comissão Diretora do Senado declarou a perda de mandato da senadora.

Por decisão da Justiça Eleitoral, inicialmente a eleição para a vaga ocorreria em abril, mas foi adiada por causa da pandemia do novo coronavírus  e remarcada para coincidir com o pleito municipal.

Na disputa pelo Senado, 11 candidatos foram oficializados pelo TSE, entre eles o atual ocupante interino da vaga, senador Carlos Fávaro (PSD), que nas eleições de 2018 foi o terceiro mais votado.

Este vídeo pode te interessar

À época da cassação de Selma Arruda o primeiro suplente e segundo suplente à vaga, respectivamente, Gilberto Possamai e Clerie Fabiana Mendes, não puderam assumir a cadeira porque também foram cassados. Possamai ficará inelegível por oito anos, assim como Selma Arruda. O mandato do eleito neste domingo (15) irá até 2026.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais