A Gazeta - Agora

Filtros:
Publicado em 29 de novembro de 2023 às 12:06

Seca no Norte do ES: 12 cidades se reúnem para definir ações de emergência

  • Link copiado
Viu algum erro?
Encontro aconteceu em Pinheiros
Encontro aconteceu em Pinheiros Crédito: Divulgação/ProdNorte

Diante do período de estiagem, representantes de 12 municípios do Norte do Espírito Santo se reuniram em Pinheiros, na manhã de terça-feira (28), para discutir estratégias para enfrentar as consequências da condição climática. Está sendo estudada a possibilidade de que prefeituras de cidades em situação mais críticas decretem estado de emergência.

Participaram da reunião representantes de Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, São Mateus, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo e Vila Pavão, que fazem parte do Consórcio Público ProdNorte. O encontro teve a presença também de autoridades da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros.

Em alguns deles há o registro de falta de água e redução do nível de rios. Se for necessário, o estado de emergência permite o acesso a recursos federais ou estaduais e renegociação de dívidas de produtores rurais em bancos, por exemplo.

“Estamos discutindo ações específicas sobre o momento de estiagem que estamos enfrentando. O momento é crítico e estamos preparando ações também para os próximos anos. Precisamos que a população faça o consumo racional da água, para que os danos sejam menores”, disse André Sampaio, prefeito de Montanha e presidente do consórcio.

Publicado em 27 de maio de 2025 às 17:42

Consórcio vence licitação para obras de corredor exclusivo de ônibus no ES

  • Link copiado
Viu algum erro?
Projeção de corredor exclusivo de ônibus na Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha
Projeção de corredor exclusivo de ônibus na Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha Crédito: Divulgação

Após 15 empresas entrarem na disputa para implementar o Corredor Metropolitano Sul - Expresso GV, um consórcio formado por duas companhias paulistas venceu a concorrência e vai desenvolver o projeto, que prevê a ligação dos municípios de Vila Velha e Cariacica com via exclusiva para ônibus, ciclovia integrada e requalificação urbana e viária. 

Conforme informações da Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), o consórcio das empresas Paulitec e DP Barros será responsável pela execução do projeto básico, executivo e das obras de implantação do corredor. "No momento, a Semobi está realizando os trâmites administrativos obrigatórios previstos para emissão da ordem de serviço. Assim que essa etapa for concluída, o grupo será oficialmente autorizado a iniciar os trabalhos", diz a nota da secretaria. O prazo de execução é de 24 meses, contados a partir da assinatura do contrato e da ordem de serviço. 

O projeto prevê a construção do corredor no canteiro central da Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha, com plataformas exclusivas para o embarque e desembarque dos passageiros. A estimativa é reduzir em 50% o tempo de deslocamento para os passageiros que utilizam os quatro terminais urbanos da região: Jardim América, Ibes, São Torquato e Vila Velha.

As obras abrangem 6,5 quilômetros de corredor exclusivo para ônibus, com pavimentação em concreto, garantindo maior durabilidade e eficiência no transporte. A infraestrutura contará com seis estações de ônibus, com 12 plataformas capazes de acomodar três ônibus convencionais, simultaneamente. Para aumentar a segurança e a eficiência do Transcol, serão instalados sistemas de videomonitoramento e painéis de informação em tempo real para os passageiros nas estações.

Uma ciclovia será implantada no eixo central da via, conectada por um viaduto que interligará Vila Velha e Cariacica. A obra inclui ainda a reconfiguração das calçadas e a requalificação do pavimento asfáltico para um corredor logístico com capacidade para veículos de até 45 toneladas. Além disso, serão construídos dois novos viadutos, com cerca de 530 metros cada um, para melhorar a conexão com a Segunda Ponte.

Publicado em 27 de maio de 2025 às 16:39

ES 482 fica parcialmente interditada para reparo de tubulação em Cachoeiro

  • Link copiado
Viu algum erro?
Trecho ficou parcialmente interditado na terça-feira (27)
Trecho ficou parcialmente interditado na terça-feira (27) Crédito: Matheus Passos

Um trecho da ES 482 ficou parcialmente interditado no início da tarde de terça-feira (27) para realização de reparos na tubulação de gás natural encanado que passa no distrito de São Joaquim, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. A informação foi divulgada inicialmente pela associação de moradores do distrito, que divulgou por meio das redes sociais que havia risco de vazamento de gás no local.

De acordo com o Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado, a interdição foi realizada a pedido da fornecedora de gás para soldar parte do sistema, mas devido às chuvas na região, a obra ficou paralisada temporariamente. No local, o trânsito segue em sistema de pare e siga, e a via será totalmente liberada após a finalização da manutenção.

Procurada pela reportagem de A Gazeta, a ES Gás afirmou que a tubulação foi danificada pela atividade de terceiros na região. As equipes seguem trabalhando no local, e não há riscos ao meio ambiente e também aos moradores. A ES Gás reforçou que possui canais de atendimento disponíveis para esclarecer dúvidas da população, através do telefone 0800 595 0197 ou 117, ou pelo e-mail sac@esgas.com.br.

A reportagem de A Gazeta procurou a Associação de Moradores de São Joaquim, mas não houve retorno até o momento.

Carol Leal

Repórter / ana.saraiva@redegazeta.com.br

Publicado em 27 de maio de 2025 às 15:33

Onda de violência em Vila Velha: manhã de tiroteio em Jaburuna

  • Link copiado
Viu algum erro?
Marcos Silva Bezerra Sabara, Mauricio Ferreira Pereira Junior e Cleison Santos Sales foram presos envolvidos no tiroteio no bairro Jaburuna
Cleison Santos Sales, Mauricio Ferreira Pereira Junior e Marcos Silva Bezerra Sabara foram presos envolvidos no tiroteio no bairro Jaburuna Crédito: Divulgação | Polícia Militar

Parece notícia repetida, mas não é: mais um bairro de Vila Velha registrou intenso tiroteio na manhã desta terça-feira (27): suspeitos de Aribiri foram até Jaburuna dar um ataque, com a intenção de ampliar o território do tráfico de drogas. No fim, três homens foram presos e um adolescente apreendido. Quatro armas foram recolhidas. Lembrando que, no mesmo dia, duas pessoas foram mortas e outras duas ficaram feridas em Vinte e Três de Maio, também no município canela-verde, depois de suspeitos cercarem a rua e abrirem fogo. Horas antes, outra situação semelhante aconteceu em Barramares, e dois acabaram baleados.

O soldado Borges, da Polícia Militar, esteve na ação em Jaburuna. Ele contou à TV Gazeta que a equipe recebeu informação sobre o tiroteio e foi até o local, onde encontrou os criminosos.

Os próprios suspeitos admitiram que tinham ido até lá dar um ataque. Eles foram levados para a delegacia e a ocorrência segue em andamento. As polícias ainda investigam se os casos de Vinte e Três de Maio e Jaburuna têm relação.

Publicado em 27 de maio de 2025 às 14:41

Motociclista fica ferido após batida frontal com picape em Colatina

  • Link copiado
Viu algum erro?
Moto da vítima que morreu em acidente em Colatina
Moto e veículo envolvidos em acidente em Colatina Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Correção: Inicialmente a assessoria da Polícia Militar informou que o motociclista havia sido socorrido, mas morreu a caminho do hospital. Entretanto, a corporação corrigiu a informação e disse que a vítima não evoluiu a óbito. 

Um motociclista ficou gravemente ferido depois que a moto pilotada por ele bateu de frente com uma picape no Centro de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, na manhã desta terça-feira (27). Segundo a Polícia Militar, o condutor foi socorrido e encaminhado ao Hospital Estadual Sílvio Avidos, no mesmo município.

No local do acidente, os policiais militares encontraram o motorista da Volkswagen Saveiro, o outro veículo envolvido na batida. Ele disse que estava saindo da Avenida Beira Rio para entrar na Rua Michel Dala, quando a moto vinha na direção contrária. Relatou que o motociclista tentou frear, mas não deu tempo de evitar a colisão.

O condutor da Saveiro fez o teste do bafômetro, que deu negativo para o consumo de bebida alcoólica. Ele foi conduzido até a Delegacia Regional de Colatina. A reportagem de A Gazeta procurou a Polícia Civil para obter mais informações, mas não teve retorno até o momento da publicação.

Publicado em 27 de maio de 2025 às 12:26

Quadra poliesportiva é interditada em Marataízes por risco estrutural

  • Link copiado
Viu algum erro?
Defesa Civil de Marataízes interdita quadra de bairro após danos de estrutura
Defesa Civil de Marataízes interdita quadra de bairro após danos de estrutura Crédito: Defesa Civil de Marataízes

A Defesa Civil de Marataízes, no Litoral Sul do Espírito Santo, interditou a quadra poliesportiva do bairro Boa Vista do Sul por conta de riscos estruturais identificados durante vistorias técnicas. A ação ocorreu nesta terça-feira (26). Segundo o órgão, algumas telhas metálicas estão instáveis e poderiam se soltar, oferecendo risco aos frequentadores.

A área está sinalizada e o acesso está proibido para garantir a segurança da população, especialmente de crianças e adolescentes, informou a Defesa Civil Municipal. A informação é de que a Secretaria de Obras de Marataízes se mobiliza para avaliar os reparos necessários. 

Publicado em 27 de maio de 2025 às 11:41

Rodovia do Frade: bloqueios na ES 488 para detonação de rochas em Cachoeiro

  • Link copiado
Viu algum erro?
Rodovia do Frade paralisa parcialmente trânsito para detonação de rochas
Rodovia do Frade paralisa parcialmente trânsito para detonação de rochas Crédito: DER

A Rodovia do Frade, como é conhecida a ES 488 – que liga Cachoeiro de Itapemirim à BR 101 – terá paralisações parciais no tráfego de veículos para que a empresa que realiza obras no local faça a detonação de rochas. Segundo o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), as interrupções ocorrem de segunda a quinta-feira, às 15h, e podem durar até 45 minutos.

Os trabalhos fazem parte do projeto de reabilitação e duplicação da rodovia. A intervenção ocorre na altura do km 20,8. O DER-ES orienta os motoristas a ficarem atentos às interdições e a planejarem seus trajetos considerando o período de bloqueio. A obra foi contratada por cerca de R$ 183 milhões e a previsão de entrega é para o final de 2026.

Publicado em 27 de maio de 2025 às 10:59

Vizinho suspeito de furtar casa é amarrado a poste e agredido em Vitória

  • Link copiado
Viu algum erro?
Caso aconteceu no bairro Comdusa, em Vitória

Um homem de 41 anos foi amarrado a um poste e agredido. Leomar Batista da Silva, como foi identificado, é suspeito de furtar objetos de uma casa no bairro Comdusa, em Vitória, na noite de segunda-feira (26). Segundo a dona da residência, ele mora no andar de cima da casa dela e teria aproveitado que ela deixou uma janela aberta para invadir o local e pegar perfumes e uma garrafa de café. A Polícia Militar relatou, em boletim de ocorrência, que o detido afirmou aos policiais ter vendido os itens para comprar drogas. 

Segundo descrito no boletim de ocorrência, os militares foram acionados por volta das 20h30. Quando chegaram ao local, encontraram o homem amarrado com uma corda ao poste, com lesões na cabeça, costas, no tórax e braços. A dona da casa contou que, quando deu falta dos itens, questionou o vizinho e ele correu, momento em que pessoas que estavam na rua o seguraram e agrediram. Leomar foi levado ao hospital, levou pontos da cabeça e precisou usar um colete para a coluna. Depois, ele foi encaminhado à Delegacia Regional de Vitória.

A Polícia Civil disse que Leomar Batista da Silva foi autuado em flagrante por furto qualificado e encaminhado ao sistema prisional.

Publicado em 27 de maio de 2025 às 10:43

Jovem suspeito de atirar e fazer grávida perder bebê é preso em Jaguaré

  • Link copiado
Viu algum erro?
Suspeito preso com mandado foi identificado como Lucas Hoffmann
Suspeito preso com mandado foi identificado como Lucas Hoffmann Crédito: Divulgação/PCES

Um jovem de 23 anos, suspeito de balear duas pessoas, entre elas uma mulher grávida que acabou perdendo o bebê por conta do ferimento, foi preso durante uma operação da Polícia Civil em Jaguaré, no Norte do Espírito Santo, na segunda-feira (26). Segundo a corporação, o caso aconteceu em julho do ano passado, no bairro Palmito, e Lucas Hoffmann estava perseguindo um carro e atirou contra o veículo, atingindo a gestante e outro ocupante. 

A Polícia Civil divulgou que, conforme as investigações, Lucas atraiu uma pessoa utilizando um anúncio de venda de veículo. Chegando ao local, o alvo percebeu que se tratava de uma emboscada e fugiu com o automóvel em que estava pela BR 101. Neste momento, Lucas atirou contra o carro, atingindo duas pessoas. Ao ser baleada, a gestante acabou perdendo o bebê. Havia contra um jovem um mandado de prisão em aberto.

Durante a ação policial que resultou na prisão de Lucas, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em duas casas, nos bairros Palmito e Aricanga. Durante os trabalhos, os policiais encontraram diversas munições de calibres variados e uma quantia em dinheiro em um dos imóveis. Um jovem de 22 anos, que estava no local, acabou preso em flagrante por posse ilegal de munição.

Publicado em 27 de maio de 2025 às 09:35

Onda de frio: veja previsão do fenômeno para o Espírito Santo

  • Link copiado
Viu algum erro?
Apesar de não estar entre as regiões mais impactadas pela onda de frio, Espírito Santo deve ter queda na temperatura
Apesar de não estar entre as regiões mais impactadas pela onda de frio, Espírito Santo deve ter queda na temperatura Crédito: Climatempo

Prepare o agasalho: o Espírito Santo vai sentir a chegada da primeira onda de frio de 2025. Embora o Estado não esteja entre as regiões mais impactadas pelo fenômeno, os capixabas podem esperar uma queda na temperatura a partir do próximo sábado (31), segundo a empresa de meteorologia Climatempo.

A passagem do ar polar acontece nesta semana e terá mais intensidade no interior do Brasil, causando uma queda acentuada, com chances de temperaturas abaixo de 0°C na Região Sul do país, mas com áreas do Sudeste sendo afetadas.

Uma segunda massa de ar frio polar já está sendo esperada para os primeiros dias de junho. Entre o enfraquecimento da onda de frio e da chegada da segunda massa de ar, não haverá tempo suficiente para um aquecimento relevante no Centro-Sul do Brasil. Assim, segundo a Climatempo, as temperaturas vão se manter baixas.

Publicado em 27 de maio de 2025 às 08:41

Motorista de app com mandado de prisão por furto é detido em Vitória

  • Link copiado
Viu algum erro?
A abordagem foi realizada por agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória
A abordagem foi realizada por agentes da Guarda Civil Municipal de Vitória Crédito: Divulgação | Guarda Civil Municipal de Vitória

Um motorista de aplicativo de 33 anos foi detido na manhã de segunda-feira (26), no bairro Maruípe, em Vitória, em cumprimento de um mandado de prisão em aberto por furto, expedido há cerca de 10 dias pela 2ª Vara Criminal de Guarapari. A Guarda Municipal, que deteve o homem, não divulgou o nome dele.

A Guarda de Vitória disse que, com o apoio da Central de Monitoramento e da Gerência de Inteligência, agentes da corporação realizaram a abordagem ao indivíduo, que cumpria pena em regime aberto, mas perdeu esse direito após descumprir uma das exigências previstas na Lei de Execução Penal.

O motorista de aplicativo contou em depoimento que atualmente reside em Venda Nova do Imigrante e esteve em Vitória para entregar um documento de outro carro que vendeu. A Guarda informou que ele dirigia um veículo elétrico recém-comprado. No final da tarde de segunda-feira, a Polícia Civil disse que a ocorrência ainda estava em andamento no plantão vigente da Delegacia Regional de Vitória. A reportagem voltou a procurar a corporação nesta terça-feira (27) para saber sobre os procedimentos adotados com o homem detido, mas não houve retorno até a publicação desta nota.

Publicado em 26 de maio de 2025 às 19:37

Novo presidente da associação de Jardim Camburi é internado um dia após ser eleito

  • Link copiado
Viu algum erro?
Tercelino Leite e Alexandre Testinha, chapa vencedora da eleição para a Associação Comunitária de Jardim Camburi
Tercelino Leite e Alexandre Testinha formam a chapa vencedora da eleição para comandar a associação Crédito: Acjac/Instagram/Reprodução

O novo presidente da Associação Comunitária de Jardim Camburi (Acjac), Tercelino Leite, eleito no domingo (25), está internado no Hospital da Polícia Militar, após ser diagnosticado com pneumonia, na manhã desta segunda-feira (26). “No sábado (24), eu estava muito mal e febril. Fui para o domingo com 38ºC de febre. Hoje (segunda) estou internado e fui diagnosticado com pneumonia”, declarou à reportagem de A Gazeta.

Bacharel em Direito e bombeiro militar, Tetê, como é conhecido, foi eleito para comandar o bairro mais populoso de Vitória e terá como vice o músico e pós-graduado em Gestão Pública Alexandre Testinha.

Ao todo, 2.698 moradores compareceram às urnas. A Chapa 2, de Tercelino, venceu com 1.184 votos — 43,9% dos votos válidos. A posse da nova diretoria está marcada para a próxima quinta-feira (29).

Filho do vereador Maurício Leite (PRD), Tercelino contou com o apoio na campanha, além do pai, de outras lideranças políticas da Capital, como os deputados estaduais Denninho Silva (União) e Bispo Alves (Republicanos) e do próprio prefeito da Capital, Lorenzo Pazolini (Republicanos), de acordo com material de divulgação em suas redes sociais.

Publicado em 26 de maio de 2025 às 18:07

Linha volta a rodar em Cachoeiro após protesto com fogo em ônibus

  • Link copiado
Viu algum erro?
Ônibus é incendiado após morte de jovem em confronto com a polícia em Cachoeiro
Ônibus é incendiado após morte de jovem em confronto com a polícia em Cachoeiro Crédito: Montagem - A Gazeta

linha de ônibus que estava paralisada desde a madrugada de sábado (24)em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, vai voltar a rodar na terça-feira (27) no bairro Nossa Senhora Aparecida, no município. A rota ficou suspensa temporariamente após um ônibus ser incendiado como protesto à morte de Marcos dos Santos Barbosa, de 18 anos, baleado durante um confronto com a Polícia Militar na madrugada de sábado (24). A informação foi confirmada pela empresa que realiza o transporte no município. 

Outro trajeto realizado entre o bairro Alto Independência e o Centro da cidade também foi suspenso na segunda-feira (26) devido à proximidade com o bairro onde ocorreu o incêndio. Segundo o Consórcio Novotrans, operador do sistema de transporte coletivo urbano, o objetivo da ação era preservar a integridade dos usuários, dos colaboradores e do patrimônio. 

Carol Leal

Repórter / ana.saraiva@redegazeta.com.br

Publicado em 26 de maio de 2025 às 16:12

Prefeitura restringe circulação de caminhões e veículos pesados em Colatina

  • Link copiado
Viu algum erro?
Prefeitura restringe circulação de caminhões e veículos pesados em Colatina
Prefeitura restringe circulação de caminhões e veículos pesados em Colatina Crédito: Prefeitura de Colatina

O prefeito de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, Renzo Vasconcelos (PSD), assinou um decreto nesta segunda-feira (26) que restringe a circulação de caminhões e veículos pesados nos dias úteis, durante os horários de maior movimento no município. A decisão ocorre após o aumento do fluxo de veículos pesados desde a interdição parcial da ponte Fontenelle, que fica sobre o Rio Doce, no km 82 da BR 259, e liga Baixo Guandu a Colatina, em 12 de março deste ano. A prefeitura informou que a decisão "pretende melhorar a fluidez do trânsito e garantir a segurança da população".

À reportagem, a administração informou que placas de sinalização estão sendo instaladas nesta segunda (26) e terça-feira (27). Na quarta-feira (28), será realizada uma audiência pública entre o Ministério Público, o DNIT e a Prefeitura, para tratar de informações sobre a obra na ponte que impactou o trânsito no município. A fiscalização, segundo a prefeitura, começa para valer na quinta-feira (29).

O município acrescentou que o decreto" terá validade enquanto durar a interdição da ponte ou até nova reavaliação da Secretaria Municipal de Trânsito", e que a "fiscalização será feita pela Guarda Civil Municipal, com apoio da Polícia Militar. Motoristas que descumprirem a norma estarão sujeitos a multa, quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro", informou a prefeitura. 

Publicado em 26 de maio de 2025 às 16:11

Carreta vai parar em canteiro e complica trânsito na Norte Sul em Vitória

  • Link copiado
Viu algum erro?
Carreta atravessada em pista em Vitória
Carreta atravessada em pista em Vitória Crédito: Leitor A Gazeta

Uma carreta foi parar em cima do canteiro central da Avenida Norte Sul, no bairro Jardim Camburi, em Vitória, na tarde desta segunda-feira (26). Devido ao acidente, o trânsito no sentido Serra - Vitória está fluindo em apenas uma faixa, causando lentidão no trecho.

A Guarda Civil de Vitória informou que está acompanhando a situação. Segundo a corporação, um trator foi acionado para tentar remover a carreta do canteiro. Ainda não havia informações sobre as causas do acidente, nem previsão para a liberação completa da via até a publicação deste texto.

Publicado em 26 de maio de 2025 às 14:21

Mulher é ferida após suspeito disparar na direção de bar em Muqui

  • Link copiado
Viu algum erro?

Uma mulher acabou ferida no tórax por fragmentos de uma bala, enquanto estava em um bar no distrito de São Rafael, em Muqui, Espírito Santo, na madrugada de domingo (25). O tiro, segundo relato de pessoas no local à Polícia Militar, foi disparado por um homem que estaria embriagado e teria atirado também contra o carro.

Segundo registro da PM, o suspeito chegou ao local de carro com uma mulher e uma criança de quatro anos. O relato aos militares é de que ele estava causado confusão no bar. Ele atirou contra o automóvel e também na direção do bar, a cerca de 20 metros do local.

A mulher foi socorrida ao Hospital Aluísio Filgueiras. O suspeito não foi detido, segundo a Polícia Civil, e o caso segue em investigação pela Delegacia de Polícia de Muqui.

Publicado em 26 de maio de 2025 às 13:18

Caminhão desgovernado desce ladeira e atinge carros em Vila Velha

  • Link copiado
Viu algum erro?
Vídeo mostra caminhão desgovernado descendo rua movimentada em Vila Velha

Um motorista perdeu o controle da direção de um caminhão, que desceu desgovernado uma ladeira na manhã desta segunda-feira (26), no bairro Brisamar, em Vila Velha. Imagens (veja acima) mostram o momento em que o veículo desce a rua de ré, em alta velocidade, e quase atropela uma pessoa. Pelo menos dois carros foram atingidos.

A reportagem da TV Gazeta apurou que o caminhão estava subindo a Rua Irmã Dulce, uma ladeira íngreme, quando apresentou falha nos freios e desceu a via de ré. Pelo menos dois carros que estavam logo atrás foram atingidos. Apesar do susto, ninguém ficou ferido gravemente.

O motorista do caminhão contou, em conversa com a reportagem da TV Gazeta no local do acidente, que o veículo é antigo e usado para trabalho. “É um carro velho, mas que precisa dele para trabalhar. Infelizmente aconteceu essa tragédia. Primeira vez que subo aqui e fui informado pelos moradores que já aconteceram outros acidentes dessa natureza", disse o condutor, que se identificou apenas como Alonso.

* Com informações de Vanessa Calmon, da TV Gazeta. 

Publicado em 26 de maio de 2025 às 11:53

Após morte e fogo em ônibus, linha segue sem rodar em bairro de Cachoeiro

  • Link copiado
Viu algum erro?
Ônibus é incendiado após morte de jovem em confronto com a polícia em Cachoeiro
Ônibus é incendiado após morte de jovem em confronto com a polícia em Cachoeiro Crédito: Montagem - A Gazeta

Após a morte de Marcos dos Santos Barbosa, 18 anos, baleado durante um confronto com a Polícia Militar no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, e de um ônibus incendiado na região, a linha que faz o transporte no bairro segue paralisada desde a madrugada de sábado (24). Por receio de outro ataque, a linha Alto Independência X Centro (que passa próximo ao local), também foi suspensa nesta segunda-feira (26).

Segundo o Consórcio Novotrans, operador do sistema de transporte coletivo urbano, o objetivo é preservar a integridade de usuários, colaboradores e do patrimônio público e privado. A empresa informou que a retomada das linhas está condicionada à restauração das condições mínimas de segurança.

A Polícia Militar informou que segue com viatura no local para garantir a segurança. Sobre o caso, a  Polícia Civil informa que a ocorrência de morte por intervenção legal de agente do Estado foi entregue na Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim e o  caso seguirá sob investigação da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cachoeiro.

Publicado em 26 de maio de 2025 às 11:51

Homem é assassinado com facada no peito na Serra

  • Link copiado
Viu algum erro?
Homem é morto com facada no peito na Serra
Homem é morto com facada no peito na Serra Crédito: Archimedis Patrício

Um homem, ainda não identificado, foi morto com uma facada no peito no bairro Rosário de Fátima, na Serra, na madrugada desta segunda-feira (26). O crime aconteceu a poucos metros da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) do município, que estava fechada no momento.

Moradores da região ligaram para o Ciodes (190), por volta das 3h20, informando que um homem estava ferido em uma calçada gritando por socorro na rua. Populares contaram à TV Gazeta que no local há circulação intensa de usuários de drogas.

A vítima foi encontrada somente de bermuda, sem documentos. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML), da Polícia Científica, em Vitória. Segundo a Polícia Civil, o caso será investigado pela DHPP de Serra.

Publicado em 26 de maio de 2025 às 11:25

Suspeito de matar comerciantes no ES tem liberdade concedida, mas segue preso

  • Link copiado
Viu algum erro?
Sob fiança, juiz manda soltar suspeito de matar comerciantes em Atílio Vivácqua
Sob fiança, juiz manda soltar suspeito de matar comerciantes em Atílio Vivácqua Crédito: Redes sociais

CORREÇÃO: A primeira versão deste texto informava, erroneamente, que a decisão da Justiça pela liberação de Ésio Luiz Tosta Cansian, sob fiança, seria pelo assassinato de dois comerciantes em Atílio Vivácqua. No entanto, a liberdade provisória sob fiança foi concedida somente em relação aos crimes de porte e ocultação de arma. O homem segue preso por conta do mandado de prisão relacionado ao duplo homicídio. O texto foi corrigido.

A Justiça concedeu liberdade provisória, mediante o pagamento de fiança de R$ 5 mil, a Ésio Luiz Tosta Cansian, de 27 anos, suspeito de matar dois comerciantes em Atílio Vivácqua, ele foi preso na última quinta-feira (22). A decisão em audiência de custódia no sábado (24) foi referente a outros dois crimes: de porte e ocultação de arma. No entanto, suspeito seguirá no sistema prisional, por conta do cumprimento ao mandado de prisão pelo duplo homicídio.

Além do pagamento de fiança, a Justiça também estabeleceu medidas cautelares ao suspeito. Ésio Luiz Tosta Cansian foi preso um dia após os comerciantes Thony Ribeiro Venturi, de 36 anos, e Vitor Fernandes Gomes, de 39, serem assassinados a tiros no interior do município. Segundo o titular da Delegacia de Atílio Vivácqua, Estêvão Oggione Leite, a investigação aponta que o suspeito estava sendo pressionado a quitar a dívida na negociação de um automóvel.

A arma com uma munição intacta e quatro deflagradas foi encontrada pela polícia a cerca de 50 metros do local onde testemunhas viram o suspeito após o crime. O caso, segundo a Polícia Civil, segue em investigação.