> >
Visita de Bolsonaro aos EUA teve resultados positivos para o Brasil?

Visita de Bolsonaro aos EUA teve resultados positivos para o Brasil?

Presidente da República reuniu-se com líder norte-americano Donald Trump e fechou acordos sobre vistos, uso de base militar e possível entrada do país na OCDE

Publicado em 22 de março de 2019 às 19:23

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
(Amarildo)

 

Encontro diplomático com saldo inédito

Helvécio de Jesus Júnior é doutor em História e professor da UVV

Por mais de uma década, a política externa brasileira foi partidarizada por uma nociva influência socialista que produziu resultados frustrantes para o Brasil, entre os quais podemos citar a aproximação e o apoio financeiro e político de ditaduras como a Cuba dos irmãos Castro, a Venezuela de Chávez e Maduro e o Irã de Ahmadinejad.

A tradição da diplomacia do Barão de Rio Branco foi quebrada e o lulopetismo vilipendiou tradicionais parceiros e aliados do Brasil como os EUA, que foram os primeiros a reconhecer a independência do Brasil e, na maior parte de nossa história, foram também nossos maiores parceiros comerciais.

Com a eleição do presidente Jair Bolsonaro, houve a mudança tão esperada em nossa diplomacia. O Brasil voltou a valorizar sua relação com a maior potência econômica do mundo, deixando de lado esse antiamericanismo histriônico e juvenil da era lulopetista.

Aspas de citação

Bolsonaro conseguiu o maior pacote de concessões que um governo americano alguma vez cedeu ao Brasil em pouco mais de 30 anos de democracia

Aspas de citação

Na diplomacia agora liderada por Ernesto Araújo, percebe-se a intenção de resgatar a proeminência do Brasil nos assuntos externos como um global player, ao mesmo tempo em que se recuperam as relações bilaterais importantes como a aproximação com os norte-americanos. É óbvio que o alinhamento de ideias entre Donald Trump e Bolsonaro ajudou bastante e, por essa razão, a atual visita aos Estados Unidos pode ser vista como um sucesso. Basta verificar os acordos firmados.

Em menos de três dias, Bolsonaro conseguiu o maior pacote de concessões que um governo americano alguma vez cedeu ao Brasil em pouco mais de 30 anos de democracia. Acordos de comércio e redução tarifária para ambos; acordo de salvaguardas tecnológicas para o uso da base de lançamento de foguetes de Alcântara, o que na prática trará recursos para o programa espacial brasileiro; e os acordos entre a Polícia Federal brasileira e as agências de segurança dos EUA para compartilhar informações de combate aos crimes transnacionais e terrorismo.

Além disso, Donald Trump declarou o Brasil como aliado não-membro da Otan, a maior aliança militar do mundo. E, por fim, talvez mais importante, a promessa norte-americana de apoiar a entrada do Brasil na OCDE, a organização internacional que congrega os países mais desenvolvidos do mundo. Ao entrar na OCDE, o Brasil ganhará um selo importantíssimo para investidores internacionais.

O Brasil, por seu turno, pretende facilitar o ingresso de turistas dos EUA, Japão, Canadá e Austrália, algo muito importante também, pois colocará o país entre as principais rotas de turismo mundial atraindo recursos e gerando empregos. Ou seja, só com essa ação haverá uma alavancagem do setor de turismo que nenhum outro governo jamais conseguiu nos governos anteriores. Em suma, é inegável que o resultado dessa amizade Bolsonaro-Trump é muito positivo até o momento.

Assumimos o nosso complexo de vira-latas

Ueber José de Oliveira é doutor em Ciência Política e professor da Ufes

Apesar da alternância de poder, o Itamaraty construiu determinadas linhas de atuação na política externa brasileira que se converteram em política de Estado reconhecida e respeitada. Elas estão consagradas no Art. 4º da Constituição e têm como princípios a autodeterminação dos povos, a prevalência dos direitos humanos, a igualdade entre os Estados, a defesa da paz, a solução pacífica dos conflitos, o repúdio ao terrorismo e ao racismo, e a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade, além do pragmatismo e da reciprocidade.

Aspas de citação

Visita foi desastrosa em diversos aspectos, marcada por muitas concessões e pouquíssimos dividendos. Além disso, foi recheada de gafes

Aspas de citação

Diante disso, a visita do presidente Bolsonaro aos EUA foi desastrosa em diversos aspectos, marcada por muitas concessões e pouquíssimos dividendos: 1) a desobrigação de visto para norte-americanos sem a contrapartida, o que fere o princípio da reciprocidade; 2) A cessão da Base de Alcântara, no Maranhão, para operações aéreo-espaciais dos EUA, iniciativa que ainda depende da aprovação do Congresso, mas que fere frontalmente a soberania; 3) A abdicação de tratamento diferenciado na OMC em troca de apoio, sem nenhuma garantia, para a entrada do Brasil na OCDE. Abrir mão da condição de país emergente leva a perdas de várias vantagens no comércio internacional e, caso isso se efetive, a economia brasileira tende a sofrer, em especial a agricultura; 4) A visita misteriosa, fora da agenda oficial, à Central Intelligence Agency (CIA), cuja função, entre outras, sempre foi promover intervenções em outros países. Na oportunidade, o presidente e o ministro Sérgio Moro se encontraram com Gina Haspel, diretora do órgão e que foi, num passado não muito distante, responsável por prisões secretas e tortura contra prisioneiros. Por que a visita estava fora da agenda? Do que foram tratar naquela agência de espionagem?; 5) A compra de 750 mil toneladas de trigo americano sem cobrar tarifa, o que prejudica grandemente o agronegócio.

Além disso, a visita foi recheada de diversas gafes e declarações desastrosas. Em uma delas, o presidente afirmou que a maioria dos imigrantes brasileiros ilegais não tem boas intenções no EUA. Em um jantar com lideranças conservadoras sem nenhuma importância junto à Casa Branca, entre elas o astrólogo Olavo de Carvalho e Steve Bannon, o ex-guru de Trump, Bolsonaro afirmou que “o sentido de seu governo não é construir coisas para o povo brasileiro, mas desconstruir”. Afirmou ainda que o Brasil “caminhava para o comunismo” e que sua eleição teria representado o milagre salvacionista da nação. Fez declarações dúbias sobre a Venezuela, ao citar a capacidade bélica dos EUA para resolver a questão. Na visita à Casa Branca, não levou o chanceler Ernesto Araújo, mas sim o seu filho “03”, gerando mal-estar na comitiva.

Este vídeo pode te interessar

Enfim, nota-se que certo núcleo do governo ainda permanece em campanha, completamente descolado da realidade e tal como o Exército de Brancaleone, inventa inimigos: o comunismo difuso, a ideologia de gênero, a Venezuela. Com isso, leva o país a acordos espúrios, exposições vexatórias e a uma vassalagem desmedida. No fim, o Brasil e o Itamaraty se apequenam e, como diria Nelson Rodrigues, nós, brasileiros, assumimos o nosso complexo de vira-latas!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais