> >
Sessão do Cine por Elas homenageia Maria da Penha nesta quinta (19)

Sessão do Cine por Elas homenageia Maria da Penha nesta quinta (19)

Com entrada gratuita, evento traz reflexão sobre a violência contra a mulher e terá a exibição de três filmes no Cineclube, em Vila Velha

Publicado em 18 de outubro de 2023 às 17:24

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Leiriane Santana
[email protected]

A ativista Maria da Penha, símbolo da luta pelo fim da violência contra a mulher, será a homenageada do Cine por Elas - Mulheres que Inspiram, nesta quinta-feira (19), às 19h. A sessão contará com a exibição de três filmes produzidos por mulheres e acontecerá na sede do Cineclube, que fica na Rua Anhanguera, nº 16, no bairro Cristóvão Colombo, em Vila Velha.  A entrada é gratuita. 

A ativista e farmacêutica bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes, de 78 anos, transformou sua história dolorosa em uma luta de resistência pelo direito das mulheres que sofrem com a violência no Brasil. Quando tinha 38 anos, ela sofreu dupla tentativa de feminicídio e ficou paraplégica. A trajetória de busca por Justiça e pela condenação do autor do crime tornou Maria da Penha um símbolo nacional em defesa das mulheres, em um movimento que resultou na criação da lei que hoje leva o seu nome.

O evento em Vila Velha terá como palestrante a fundadora e coordenadora do Fordan: Cultura no Enfrentamento às Violências, Rosely Silva, que promoverá uma reflexão sobre a luta contra o feminicídio. Ela vai explicar como funciona o  aplicativo desenvolvido para facilitar denúncias sobre qualquer tipo de violência às mulheres.

Além da palestra, haverá exibição e sessão de comentário de três filmes produzidos por mulheres: “Firmina”, de Izah Neiva; “Tentei”, de Taís Melo; e “Azul da cor do mar”, de Natália Dornelas.

O cineclube é formado, em sua maioria, por mulheres e busca incentivar a luta contra a violência, o machismo e a exploração de mulheres cis ou trans. O coletivo atua desde de 2020 promovendo exibição de filmes, documentários e diálogos sobre a luta diária das mulheres. Todos os projetos e eventos estão disponíveis no site Mapa Cultural ES.

Leiriane Santana é aluna do 26º Curso de Residência em Jornalismo. Este conteúdo teve orientação e edição de Mikaella Campos e Weber Caldas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais