> >
Entenda o que é pneumonite, doença que causou a morte de Abilio Diniz

Entenda o que é pneumonite, doença que causou a morte de Abilio Diniz

A pneumonite é uma inflamação de um ou dos dois pulmões, dos bronquíolos e dos alvéolos pulmonares, estruturas responsáveis pelas trocas gasosas através da respiração

Publicado em 19 de fevereiro de 2024 às 18:09

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
SÃO PAULO, SP, 19.12.2019 - Entrevista com o empresário Abilio Diniz em seu escritório na empresa Pení­nsula Participações, na avenida Brigadeiro Faria Lima, em SÃo Paulo. Abilio é fundador e presidente do conselho de administração da Península Participações, membro do conselho do grupo Carrefour e do Carrefour Brasil.
A causa da morte de Abilio Diniz foi insuficiência respiratória causada por pneumonite. (Bruno Santos/Folhapress)

O empresário Abilio Diniz morreu no último domingo, em São Paulo, aos 87 anos. Segundo o boletim médico, a causa da morte foi insuficiência respiratória causada por pneumonite. Abilio estava internado há cerca de um mês e esteve na UTI durante todo período.

A pneumonite é uma inflamação de um ou dos dois pulmões, dos bronquíolos e dos alvéolos pulmonares, estruturas responsáveis pelas trocas gasosas através da respiração.

A pneumologista Carla de Castro Bulian, da Rede Meridional, diz que a doença possui diversas causas como a inalação de gases tóxicos, a doença do refluxo gastroesofágico, a covid, um vírus, além de algumas doenças do colágeno, como artrite reumatoide e lúpus. Tosse persistente, dificuldade para respirar, fraqueza e falta de ar são algumas das primeiras manifestações da pneumonite. Os sinais variam conforme a gravidade e a causa da pneumonite.

Carla de Castro Bulian
A pneumologista Carla Bulian explica sobre a pneumonite. (Divulgação)
Aspas de citação

Os sintomas da pneumonite variam da extensão da inflamação. O paciente pode ter falta de ar, fraqueza e principalmente tosse persistente

Carla de Castro Bulian
Pneumologista
Aspas de citação

Qual a diferença entre pneumonite e pneumonia?

A pneumonia e a pneumonite são doenças diferentes. A pneumonia é causada por vírus, fungos e bactérias. Já a pneumonite é causada pela exposição a compostos químicos. A médica explica que a pneumonia acontece quando já formou uma infecção nos pulmões. "A pneumonia é uma infecção já formada, não uma inflamação no pulmão, como a pneumonite", diz.

A médica conta que os sintomas são imprescindíveis para realizar o diagnóstico, feito pelo histórico do que o paciente está sentindo, para saber se ele teve contato com algum gás tóxico ou com mofos, por exemplo. "O diagnóstico se faz pelo quadro clínico da pessoa e se ela teve contato com algo diferente. Fazemos ainda os exames complementares, tomografia e alguns outros exames, como a espirometria”, esclarece a pneumologista.

O tratamento é realizado de acordo com cada tipo de pneumonite, corresponde à gravidade dos sintomas e da causa. "Às vezes é necessário somente uma fisioterapia respiratória, um acompanhamento, ou usar medicações mais fortes para melhorar a inflamação. Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de oxigênio ou ventilação mecânica", diz Carla de Castro Bulian.

A médica alerta que a pneumonite, como um todo, consiste em uma inflamação pulmonar grave, por isso é necessário procurar o pneumologista, para que ele possa averiguar os sintomas, diagnosticar a doença e tratá-la corretamente.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais