> >
Saiba como evitar transmissão de vírus através do uso compartilhado de banheiros

Saiba como evitar transmissão de vírus através do uso compartilhado de banheiros

Infectologista dá orientações para evitar o contágio através do compartilhamento de banheiros. O momento é de cuidado redobrado para driblar o novo coronavírus e outros inimigos da saúde.

Publicado em 8 de abril de 2020 às 17:53

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Aumentar a frequência de limpeza está entre as orientações
Aumentar a frequência de limpeza está entre as orientações. (Freepik)

A higienização adequada dos banheiros sempre foi essencial para a saúde, mas no momento atual, os cuidados devem ser reforçados. Isso porque o novo coronavírus também pode ser eliminado pelas fezes e urina, além das gotículas presentes na saliva, espirro ou tosse que podem contaminar as superfícies do cômodo.

Rosineia da Penha conta que a frequência de limpeza de seu banheiro, que compartilha com o esposo e com a filha, aumentou de forma significativa. “Meu marido trabalha com transporte público, então não pode estar em isolamento. Por isso, além da limpeza diária, ele sempre higieniza tudo depois de usar o banheiro quando chega do trabalho”, explica.

Orientações

A médica infectologista Marina da Rós Malacarne ressalta que tudo depende da quantidade de pessoas que compartilham o banheiro, mas que a recomendação primordial é que o cômodo seja lavado com água sanitária pelo menos uma vez por dia. “Como estamos enfrentando a pandemia de coronavírus, principalmente em casas que residem idosos ou pessoas imunossuprimidas, é interessante aumentar essa frequência para três vezes ao dia”, sugere a profissional.

“A higienização das mãos antes e após o uso do banheiro sempre foi essencial, independente de coronavírus, mas agora é importante reforçar”. Ela afirma que o modo mais eficaz é com o uso de água e sabão, mas caso não tenha sabonete no ambiente, é válido utilizar o álcool.

Aspas de citação

Se o banheiro é compartilhado, é importante que a pessoa infectada faça o uso sozinha, mesmo em atividades simples, como a escovação dos dentes

Marina da Rós Malacarne
Médica Infectologista
Aspas de citação

De acordo com a infectologista se houver alguém infectado na casa, o ideal é que, caso a residência tenha mais de um banheiro, deixar um deles para uso exclusivo da pessoa infectada.”Se o banheiro é compartilhado, é importante que a pessoa infectada faça o uso sozinha, mesmo em atividades simples, como a escovação dos dentes, e, em seguida, faça a higienização geral do banheiro com água sanitária após a utilização”, explica a profissional. Ela ressalta ainda que a pessoa que for responsável pela higienização deve estar devidamente equipada com máscaras, luvas e avental impermeável.

Este vídeo pode te interessar

Por fim, a médica reforça os cuidados básicos que devem ser feitos para evitar o contágio “Higienizar sempre as mãos, evitar tocar na face, principalmente enquanto utiliza o banheiro”.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais