> >
Você sabe como medir a “pegada ecológica” do seu guarda-roupa?

Você sabe como medir a “pegada ecológica” do seu guarda-roupa?

Ferramenta online calcula, em libras de CO2, como suas compras impactam o meio ambiente

Publicado em 22 de janeiro de 2020 às 16:58

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Optar por "slow fashion" e brechós podem ajudar a reduzir o impacto ambiental do seu guarda-roupas. (Pinterest)

Em tempos de muitas mudanças climáticas, a questão ambiental precisa ser levada em conta no mundo da moda. A sustentabilidade segue em alta e a redução do consumo é um caminho sem volta.  O que não faltam são marcas  com produtos e posicionamento “ecofriendly”. Mas como saber se suas comprinhas estão afetando  o meio ambiente? A medida exata disso é complexa, mas acaba de ser lançada uma ferramenta online que promete ajudar você - e todos nós  - nessa tarefa.

Trata-se, na verdade, de uma calculadora, a “Fashion Footprint Calculator”, que foi desenvolvida pelo e-commerce americano ThredUp em parceria com a empresa de consultoria sustentável Green Story. A ferramenta propõe um questionário de 12 perguntas (em inglês) relacionadas aos hábitos de consumo. As respostas do entrevistado permitem calcular a pegada ecológica de cada guarda-roupa, calculada em libras de CO2 - e sua posição em relação à média americana.

De acordo com a Organização WWF-Brasil, “pegada ecológica” é o que mede a quantidade de recursos naturais necessários para suprir o consumo humano. O exercício convida à reflexão, já que a indústria da moda é um dos segmentos que mais comprometem em termos ambientais. E aí, qual é a pegada ambiental do seu guarda-roupa?

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais