> >
Buffet ou aparador: como escolher a melhor opção para a sala de jantar

Buffet ou aparador: como escolher a melhor opção para a sala de jantar

Arquiteta dá dicas para decidir entre os dois móveis, peças importantes na hora de receber os convidados

Publicado em 4 de dezembro de 2019 às 12:14

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Nas festas de fim de ano, a sala de jantar se torna um dos ambientes mais movimentados da casa. O buffet e o aparador, móveis tão característicos desse cômodo, são peças importantes na hora de receber os convidados. Mas o que se deve levar em conta na hora de escolher entre um e outro?

“Tanto o buffet quanto o aparador funcionam como móvel de apoio na sala de jantar. A principal diferença entre eles é que o buffet serve também para guardar louças, enquanto o aparador apenas para servir”, explica a arquiteta Carina Korman. 

Assim, o que pode definir a seleção do mobiliário para a sala de jantar começa na cozinha: se houver poucos armários para guardar as louças, o buffet é a melhor opção, pois fornece espaço de armazenamento extra. “Mas se já tiver espaço suficiente nos armários, o aparador acaba sendo um móvel com estética mais leve”, pontua a arquiteta.

Quanto ao estilo de decoração, os dois tipos de móveis são bem versáteis. “Ambos ficam bem em salas clássicas ou modernas. O que muda é o design e os acabamentos do móvel”, ressalta Carina. Confira algumas inspirações:

Buffet retrô

Buffet ou aparador: como escolher a melhor opção para a sala de jantar . (joao paulo s.de oliveira)

Com design retrô, inspirado em modelos antigos, o móvel mistura laca verde clara com vidro e pés de ferro. Como se tornou o cantinho do bar e do café, o buffet guarda copos, taças, xícaras e bowls para aperitivos. O espelho redondo arremata o décor industrial.

Buffet suspenso

Buffet ou aparador: como escolher a melhor opção para a sala de jantar . (Gui Morelli)

Suspenso, o buffet mescla vidro e madeira, material que aquece a decoração de tons claros. Spots foram posicionados sobre ele para criar uma iluminação especial durante as recepções.

Aparador com rodízios

Buffet ou aparador: como escolher a melhor opção para a sala de jantar . (Gui Morelli)

Este vídeo pode te interessar

O móvel de metal com rodízios faz às vezes de aparador nesta sala de jantar e de jogos com decoração jovem e descontraída. Uma das vantagens dessa peça é que ela pode circular pelo ambiente, muito útil nos dias de festa. Além de guardar as bebidas, o móvel ainda acomoda quadros e um vasinho de planta.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais