> >
Mães na pandemia: três dicas para lidar com a sobrecarga psicológica

Mães na pandemia: três dicas para lidar com a sobrecarga psicológica

Simultaneidade dos âmbitos profissional, pessoal e familiar tem frustrado diversas mulheres nesta quarentena; veja como driblar a situação

Publicado em 28 de abril de 2020 às 20:46

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mãe gritando com a filha
Flexibilize as tarefas e mantenha a calma para dar adeus à sobrecarga psicológica na quarentena. (Huffpost Brasil)

Ser mãe já não era tarefa simples em tempos normais, quando a quarentena não existia. Com a chegada dela, os âmbitos profissional, pessoal e familiar se misturaram – e dar conta dos três, no mesmo espaço e às vezes ao mesmo tempo, tem deixado diversas mulheres sobrecarregadas e exaustas psicologicamente.

No quadro CBN Família desta terça-feira (28), a psicóloga Adriana Muller tratou dessa situação. “Hoje, no horário em que se está fazendo uma reunião, o filho aparece pedindo colo. Tem que fazer a tarefa escolar, brincar, cozinhar...", resumiu. "E além das demandas externas, tem a cobrança interna de ser uma boa mãe”, completou.

Aspas de citação

Ajuda eu ficar tensa ou reclamando? Isso muda alguma coisa? Isso faz bem pra mim, para os meus filhos e para a minha família? Ou isso está sendo desgastante e em vão? Precisamos nos perguntar o que queremos ser

Adriana Muller
Psicóloga e comentarista da CBN Vitória
Aspas de citação

A tentativa de concentrar e realizar todas essas atividades acaba gerando um sentimento de culpa, de acordo com a especialista. “Nós começamos o dia com a intenção de ser uma boa mãe, mas logo em seguida estamos frustradas, porque não conseguimos dar atenção ao filho, trabalhar e nos cuidar”, explicou.

A solução para esse sentimento de precisar de 36 horas por dia no período em que, justamente, nunca passamos tanto tempo em casa são basicamente dois: calma e prioridades. “É possível ficar calma, desde que sigamos algumas dicas práticas e flexibilizemos as nossas demandas”, adiantou Adriana.

AS TRÊS DICAS “MILAGROSAS” PARA AS MÃES

  • 01

    Estabelecer prioridades e flexibilizar as demandas

    “Converse em casa e veja o que é mais importante. A casa arrumada? Uma alimentação saudável? Depois de estabelecer quais são as coisas essenciais, veja como cada um vai contribuir e a que horas isso vai acontecer."

  • 02

    Fortalecer vínculos

    “Vamos aproveitar esse tempo que estamos mais  juntos com os nossos filhos. Fazer com que esse momento seja de interação e de criação de vínculos fortes. Assim, quando tudo isso passar, teremos mostrado que essas crianças e adolescentes são amados e respeitados; e eles vão ter desenvolvido o amor, o carinho e o respeito.”

  • 03

    Cuidar de si própria

    “Tire um tempo do dia para praticar pequenos rituais. Não precisa ser nada grandioso. Passe um creme no cabelo ou no corpo; não de forma automática, mas sentindo o perfume, se massageando. Cuidar de si é muito importante. É um momento em que estabelecemos calma e carinho com nós mesmas."

UMA DICA EXTRA PARA A FAMÍLIA

Já que a família está toda junta neste momento, nada mais justo que os demais integrantes dela também fiquem atentos e sigam uma única dica: “cuidar de quem cuida de vocês”, defendeu Adriana. Para ela, este talvez seja o que chamou, brincando, de o “grande convite da Covid”.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais