> >
Bastidores: organização é traço japonês nas Olimpíadas de Tóquio

Bastidores: organização é traço japonês nas Olimpíadas de Tóquio

Vídeo produzido pelos nossos correspondentes Filipe Souza e Vitor  Jubini mostram a rotina de cobertura de competições, desde as revistas meticulosas a testes diários de Covid-19, tudo do jeito característico do país nipônico

Publicado em 6 de agosto de 2021 às 08:00

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
A organização é um dos traços marcantes dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 . (Vitor Jubini )

Um grande reflexo da cultura do Japão nos Jogos Olímpicos de Tóquio é a organização. Sediar o maior evento esportivo do mundo não é tarefa fácil e a pandemia da Covid-19 dificultou ainda mais a tarefa. Para tirar de letra os desafios, o comitê organizador desenvolveu uma série de protocolos que possibilitaram a realização dos Jogos e tentou manter o nível de infecção o mais baixo possível.

Por conta disso, nossos correspondentes olímpicos, Filipe Souza e Vitor Jubini, devem passar por uma série de protocolos e burocracias. Exemplo disso é a entrada nos locais de competições, ondes eles passam por duas barreiras: uma sanitária, na qual há aferição de temperatura e higienização das mãos e outra de segurança, com direito a revistas de militares japoneses.

Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Cerimônia de abertura dos Jogos de Tóquio 2020 trouxe aspectos tradicionais da cultura japonesa. (Vitor Jubini )

E como forma de impedir o contágio da Covid, Filipe e Jubini tem que fazer testes diários. Mas não é aquele PCR do cotonete não, o modelo adotado é um pouco diferente e vem com outro desafio: juntar saliva suficiente para encher um copinho. Isso mesmo, o teste é realizado a partir da saliva e, para que haja uma boa amostra, quanto mais saliva, melhor.

Para ilustrar melhor os desafios de cobrir os Jogos Olímpicos em meio a uma pandemia mundial e exemplificar a meticulosidade da organização japonesa, Filipe e Jubini prepararam um vídeo mostrando um pouco da rotina deles em dias de competição. Confira abaixo:

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais