ASSINE

Vulcão nas Ilhas Canárias libera 'tsunami' de lava; veja vídeos

Cumbre Vieja estava adormecido há décadas e entrou em erupção no dia 19 de setembro. No Brasil, vulcão ficou conhecido pela possibilidade remota de causar um tsunami no país

Vitória
Publicado em 15/10/2021 às 09h22
Vulcão Cumbre Vieja está em erupção há 26 dias
Vulcão Cumbre Vieja está em erupção há 26 dias. Crédito: Reprodução/Twitter @Involcan

Imagens divulgadas pelo Instituto Volcanológico de Canarias (Involcan) mostram o vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, liberando um "tsunami de lava". A comparação foi feita por cientistas que estão há 26 dias acompanhando a atividade vulcânica na região. 

"Hoje, nossa equipe foi capaz de filmar um tsunami de lava. Uma velocidade impressionante e transbordamento do canal da lava", afirmou o Involcan pelo Twitter.

Localizado nas Ilhas Canárias, uma região que pertence à Espanha e está próxima ao continente africano, o Cumbre Vieja entrou em erupção no dia 19 de setembro.  

No Brasil, o vulcão ficou conhecido pela possibilidade de provocar um tsunami, principalmente no Nordeste do país. A possibilidade, contudo, é remota, segundo especialistas.

Adormecido há décadas, o Cumbre Vieja vinha dando sinais de atividades sísmicas, o que deixou as autoridades em alerta e levou à evacuação da área.

Cerca de 7.000 pessoas precisaram abandonar suas casas, 300 delas apenas nesta quinta-feira (14). Desde a erupção, a lava já destruiu mais de 1,6 mil construções da ilha.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Espanha Vulcão Cumbre Vieja

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.