> >
Itália diz que plano de 100 bilhões de euros da UE é insuficiente

Itália diz que plano de 100 bilhões de euros da UE é insuficiente

Primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte escreveu, em carta à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, por um plano econômico contra crise da covid-19 mais amplo

Publicado em 3 de abril de 2020 às 14:23

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Pessoas usam máscara para se proteger do coronavírus em Milão, na Itália.
Pessoas usam máscara para se proteger do coronavírus em Milão, na Itália. (Mick De Paola/Unsplash )

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, voltou a pressionar nesta sexta-feira, dia 3, a União Europeia (UE) por um plano de resgate econômico contra crise da covid-19 mais amplo do que até agora países como Alemanha e Holanda estão dispostos a sancionar . E condicionou o futuro da UE a essa decisão. "Somente se tivermos coragem, se olharmos verdadeiramente o futuro com os olhos da solidariedade e não com o filtrou do egoísmo poderemos recordar o 2020 não como o ano da falência do sonho europeu, mas de seu renascimento", escreveu, em carta à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen,

O documento foi publicado pelo jornal La Repubblica e é uma resposta á carta de Leyen estampada pelo mesmo jornal na quinta-feira, dia 2.

Nela, a presidente da Comissão Europeia reconheceu os erros da UE com a Itália e pediu desculpas. Escreveu que, naquele momento, a Europa estava se mobilizando ao lado da Itália, mas "nem sempre foi assim". "A Itália foi afetada pelo coronavírus mais do que qualquer outro país europeu."

E reconheceu que nos primeiros dias da crise, "diante da necessidade de uma resposta comum europeia, pensamos demasiadamente em nosso próprios problemas". O erro foi não ter percebido que a luta contra a covid-19 exigia uma resposta continental. "As decisões que tomamos hoje serão lembradas por anos. Darão forma à Europa do amanhã."

Nesta sexta-feira, Conte respondeu que "diante da de uma tempestade como o covid-19 que afeta a todos, não é necessário um salva-vidas para a Itália; é preciso uma barcaça de salvamento sólida, europeia, que conduza os nossos países unidos ao reparo".

O primeiro-ministro italiano afirmou que os italianos não estão pedindo "a ninguém que remem por nós, porque nós temos braços fortes". E alertou: "O 2020 será um divisor de águas na história da União Europeia. Cada ator institucional será chamado a responder, também aos pósteros, por sua próprias posições e por suas obras."

Para Conte, deve ser a solidariedade a tinta com a qual "se deve escrever essa página da nossa história". "Acolhemos com bons olhos a proposta da Comissão Europeia de sustentar , por meio do plano 'Sure' de 100 bilhões de euros os custos que os governos nacionais enfrentarão para financiar o rendimento de quantos se encontram temporariamente sem trabalho, nessa situação difícil", escreveu. "Mas os recursos necessários para sustentar os nossos sistemas sanitários, para garantir a liquidez em curto prazo a centenas de milhares de pequenas e médias empresas, para assegurar o emprego e a renda dos trabalhadores autônomos são muito maiores do que isso" E completou: "Por isso é necessário ir além."

Espanha 

O que Itália e Espanha, principalmente, querem é um pacote de ajuda para a reconstrução econômica dos países em bases diferentes daquelas usadas na crise econômica de 2008. Não se trata, para eles, de um problema fiscal, mas de uma crise totalmente diferente e que precisa de medidas próprias.

Na Espanha, o governo do socialista Pedro Sánchez defende um novo Pacto de Moncloa com as forças políticas do país para enfrentar a crise. Moncloa foi a série de acordos que permitiu a transição do franquismo para a democracia nos anos 1970.

O líder do PP, Pablo Casado, afirmou na quinta-feira que Sánchez é uma "mescla de arrogância e incompetência", mas seu partido estaria disposto a atender ao chamado do primeiro-ministro para conversar.

Nesta sexta-feira, o jornal El País afirmou que documentos elaborados em uma reunião virtual entre ministros das finanças do bloco europeu detalham pela primeira vez o alcance das medidas planejadas, do que seria, segundo Leyen, um novo Plano Marshall - referência ao pacote de ajuda americana para a reconstrução da Europa após a 2ª Guerra Mundial.

O plano deve ser analisado em uma cúpula europeia e já contaria com o aval da Alemanha, restando ainda contrária apenas a Holanda, governada por Mark Rutte. O plano é descrito como "uma resposta forte e coordenado aos desafios econômicos sem precedentes na história da UE".

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais