Publicado em 6 de outubro de 2020 às 18:39
A Assembleia Nacional francesa aprovou nesta terça (6) por unanimidade nesta terça o projeto que regula a atividade dos youtubers com menos de 16 anos. >
Entre outras medidas, o texto exige licença prévia, limita as horas de trabalho e determina que receitas obtidas acima de certo limite, ainda não definido, sejam depositadas em uma conta até que as crianças atinjam 18 anos.>
A legislação estabelece multas de até EUR 75 mil (R$ 465 mil) e prisão de até cinco anos para quem gravar vídeos com fins lucrativos com menores de 16 anos sem autorização do governo.>
Anunciantes que não respeitarem a regra de depósito nas contas bloqueadas para poupança também podem receber multas, de EUR 3.750 (R$ 23.250).>
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A lei, que já havia sido aprovada anteriormente pelos deputados e já passou uma vez pelo Senado, amplia para a internet normas que já existem para crianças que atuam em TV, cinema ou como modelos publicitários.>
As novas regras vão valer também para menores de 16 anos que apareçam em plataformas como TikTok ou Instagram.>
De acordo com um dos coautores, o deputado Bruno Studer, ela tira os youtubers-mirins de um "limbo legal", já que o trabalho infantil é proibido na França.>
O problema acontece principalmente quando é a própria família que "empreende", numa mistura entre trabalho e lazer. Os pais terão que prestar contas às autoridades quando a carga horária ou a receita dos filhos excederem limites que ainda serão definidos.>
O horário das filmagens terá que ser compatível com os horários escolares das crianças.>
A legislação também concederá a crianças menores de 16 anos o direito de solicitar às plataformas que removam seus vídeos, sem a autorização prévia dos pais.>
O "direito ao esquecimento" será imediato e retroativo: a pedido do autor, todos os vídeos que tenham sido publicados quando ele era menor de idade precisam ser retirados do ar, sob pena de multa.>
Alguns canais infantis estão entre os mais populares na França, como o Swan The Voice, dos irmãos Néo, 14, e Swan, 8. Entre os dez mais vistos no YouTube francês, o canal tem mais de 5 milhões de seguidores.>
Em fevereiro, quando a lei foi aprovada pela primeira vez na Assembleia, a estimativa era que o canal faturasse até EUR 400 mil (cerca de R$ 2,5 milhões) por mês com promoção e merchandising.>
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