> >
EUA voltam a emitir vistos para brasileiros e abrem novas vagas para 2021

EUA voltam a emitir vistos para brasileiros e abrem novas vagas para 2021

As entrevistas serão retomadas a partir de 8 de novembro. A emissão de novos vistos esteve praticamente interrompida desde maio de 2020, por conta da pandemia da Covid-19

Publicado em 26 de outubro de 2021 às 14:19

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Bandeira dos Estados Unidos
Bandeira dos Estados Unidos. (Reuters/Folhapress)

Os Estados Unidos vão retomar a emissão de vistos para brasileiros, anunciou nesta terça-feira (26) a embaixada americana em Brasília.

Haverá abertura de novas vagas para agendamento de entrevistas ainda neste ano, mas a fila de espera para agendamentos deve "aumentar muito", disse Antonio Agnone, chefe da seção consular da embaixada americana. As entrevistas serão retomadas a partir de 8 de novembro.

"Estamos fazendo todo o possível para aumentar a disponibilidade, mas a fila pode aumentar e, quando abrimos novas vagas, diminuir. É importante que a pessoa volte sempre para o sistema de agendamento", afirmou.

A emissão de novos vistos esteve praticamente interrompida desde maio de 2020, por conta da pandemia da Covid-19. Com o avanço da doença em território brasileiro, os americanos estabeleceram restrições para viajantes provenientes do país - entre elas a proibição de entrada para quem tivesse passado pelo Brasil nas últimas duas semanas antes do ingresso nos EUA.

Para entrar nos EUA durante a pandemia, os brasileiros que tinham visto válido precisavam cumprir um período de 14 dias num terceiro país que não fosse alvo das restrições americanas, como o México.

Até esta segunda (25), de acordo com as autoridades americanas, não era possível realizar agendamento de entrevista do visto para 2021 por falta de vagas. Os cidadãos brasileiros podiam escolher datas em 2022 ou mesmo em anos subsequentes, mas não havia garantia de que os agendamentos seriam respeitados.

De acordo com Agnone e Tobias Bradfort, porta-voz da missão diplomática, a expectativa é dar vazão a essa fila represada. Nenhum dos dois, no entanto, estimou qual o tamanho da fila.

"Começando no dia 8 de novembro, o processo de pedir de visto ou renovação vai ser regularizado, como ocorria antes da pandemia. Sabemos que fila para pedir um visto pode ser muito prolongada, por isso é muito importante para todo mundo entender que, se você está pensando em viajar, é melhor pedir o visto agora. É melhor ter o visto na mão para não correr risco de perder dinheiro na passagem".

Agnone e Bradfort detalharam ainda os novos requisitos para entrada nos Estados Unidos, que passam a valer também a partir de 8 de novembro: será preciso apresentar um comprovante de vacinação antes de embarcar - serão aceitos os imunizantes aprovados pelas autoridades sanitárias dos EUA e pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o que abarca todas as marcas aplicadas no Brasil -, com exceção de menores de 18 anos, e será preciso fazer teste para a doença Covid antes do embarque.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais