> >
EUA registram mais de 153 mil casos e 2.500 mortes por coronavírus

EUA registram mais de 153 mil casos e 2.500 mortes por coronavírus

O número de casos confirmados no país representa pelo menos 20% dos diagnósticos em todo o mundo neste momento

Publicado em 30 de março de 2020 às 18:35

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Coronavírus (covid-19)
Coronavírus (covid-19). (Fusion Medical Animation/Unsplash)

Os EUA registraram nesta segunda-feira (30) mais de 153 mil casos confirmados de coronavírus no país, o que representa pelo menos 20% dos diagnósticos em todo o mundo neste momento.

Segundo dados divulgados pela Universidade Johns Hopkins, o total de casos no globo chegou a 755.591 na hora em que os EUA registravam 153.246 diagnósticos, com pelo menos 2.500 mortes.

O número –que tem sido alterado rapidamente– supera a Itália, que já foi considerada o epicentro do novo vírus, e hoje tem 101,7 mil casos e 11.500 mortes; a Espanha, que registra 85,1 mil casos e 7.300 mortes; e a China, com 82,1 mil casos e 3.100 mortes.

Nos EUA, o ritmo de crescimento dos casos confirmados começou a acelerar de forma vertiginosa no meio de março.

De acordo com especialistas, a demora no processo dos testes para detectar o coronavírus deu a falsa impressão de que o perigo ainda não havia chegado ao país e deixou por muito tempo autoridades e população desarmadas, enquanto a transmissão se dava em marcha invisível e exponencial.

A confirmação do primeiro paciente com diagnóstico de coronavírus nos EUA foi em 21 de janeiro.

O presidente Donald Trump, que inicialmente minimizava a gravidade da pandemia, declarou estado de emergência nacional após 52 dias, em 13 de março. Menos de duas semanas depois, o país registrava 83.012 casos e 1.301 mortes, superando China e Itália e tornando-se o epicentro do vírus.

Nesta segunda-feira, o rompimento da marca dos 150 mil casos mostrou que os EUA ainda não conseguiram frear a curva do vírus e a expectativa do governo americano, assim como a de especialistas, é de que o pior cenário ainda está por vir.

Estados como Nova York, Nova Jersey e Califórnia –e seus municípios mais populosos– lideram a lista dos principais focos do novo vírus no país, e adotaram medidas severas para manter as pessoas em casa.

Quase metade dos 2.500 mortos no país, por exemplo, está em Nova York. Mas outros estados e cidades como Boston, Nova Orleans e Detroit têm experimentado uma explosão mais recente de casos, justamente pelo hiato de tempo sem medidas restritivas.

Segundo levantamento da Kaiser Family Foundation, 44 estados americanos limitaram atividades de bares e restaurantes e 46 fecharam escolas, mas só 19 estão com a ordem de manter os cidadãos em casa.

Com medo de que a paralisia econômica atrapalhe sua campanha à reeleição, Trump quer que o país volte o quanto antes à normalidade, mas viu seu desejo bloqueado pelas recomendações dos principais organismos de saúde em todo o mundo.

Pressionado, o presidente americano resolveu seguir as recomendações médicas nas suas medidas de governo e anunciou neste domingo (29) que as orientações de distanciamento social no país foram estendidas até pelo menos 30 de abril.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais