A Gazeta portal de notícias do Espirito Santo

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Mundo
  • Estados Unidos vão cortar relação com OMS, anuncia Trump
"OMS falhou"

Estados Unidos vão cortar relação com OMS, anuncia Trump

O presidente anunciou nesta sexta (29) que os Estados Unidos estão terminando seu relacionamento com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e vão direcionar os pagamentos a outras organizações de saúde pública

Publicado em 29 de Maio de 2020 às 17:22

Redação de A Gazeta

Publicado em 

29 mai 2020 às 17:22
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump Crédito: Andrea Hanks/Official White House Photo
O presidente americano anunciou nesta sexta (29) que os Estados Unidos estão terminando seu relacionamento com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e vão passar a direcionar os pagamentos a outras organizações de saúde pública.
Os EUA são os maiores doadores da OMS - em 2019, o país desembolsou US$ 400 milhões (R$ 2,06 bilhões), equivalente a cerca de 15% do orçamento da organização sediada em Genebra.
No mês passado, Donald Trump havia suspendido o repasse de fundos à instituição. O líder republicano justificou a decisão ao criticar a forma com que a entidade tratou a pandemia de coronavírus.
Durante entrevista coletiva na Casa Branca à época, Trump afirmou que a OMS "falhou em seu dever básico e deve ser responsabilizada". Disse também que a organização promoveu desinformação criada pela China sobre o vírus --o que, na opinião do presidente, provavelmente levou a um surto maior do que o previsto.
O republicano criticou a entidade por ter "acreditado nas garantias dadas pela China" e culpou a OMS por um aumento de 20 vezes do número de casos em todo o mundo.
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Ministério da Saúde prevê alta da dengue em 2027 e quer voltar a usar vacina do Butantan
Imagem de destaque
Projeto Verão: 6 dicas para conquistar o cabelo dos sonhos
Incêndio em João Goulart, em Vila Velha
Incêndio destrói pertences de família e mata cachorro em Vila Velha

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.