Casos de Covid-19 batem recorde em Portugal

Hospitais atingiram novo recorde de 2.799 pacientes internados, sendo 388 em unidades de tratamento intensivo, bem mais do que o pico da primeira onda de abril

Publicado em 14/11/2020 às 16h21
Atualizado em 14/11/2020 às 16h22
Em Portugal, antes que o governo decretasse quarentena, cidadãos já haviam esvaziado as ruas
Em Portugal, antes que o governo decretasse quarentena, cidadãos já haviam esvaziado as ruas. Crédito: Câmara Municipal de Lisboa

Os casos confirmados do novo coronavírus em Portugal passaram dos 200 mil nessa sexta-feira (13) e o número de novas infecções diárias atingiu alta recorde, aumentando a pressão sobre um sistema de saúde já fragilizado.

Um estado de emergência de âmbito nacional para combater a disseminação do vírus entrou em vigor na segunda-feira (9) e deve durar ao menos até 23 de novembro, mas provavelmente será prorrogado.

"Quando chegarmos ao pico da doença, levará semanas para ver uma queda na procura nos hospitais e ainda mais semanas para diminuir a conta de fatalidades", disse a ministra da Saúde, Marta Temido, em entrevista coletiva.

O país,de apenas 10 milhões de habitantes, registrou números comparativamente baixos de 204.664 casos e 3.250 mortes, mas as infecções atingiram 6.653 casos no sábado (7), a cifra diária mais alta desde o início da pandemia. A realização de exames também aumentou.

A maioria dos casos se concentrou na Região Norte.

Os hospitais atingiram o novo recorde de 2.799 pacientes de covid-19 internados, sendo 388 em unidades de tratamento intensivo - mais do que o pico de 271 da primeira onda de abril.

O sistema de saúde, que antes da pandemia tinha o menor número de leitos de tratamento crítico por 100 mil habitantes da Europa, consegue acomodar 800 pacientes de covid-19 em UTIs.

Portugal Saúde Coronavírus portugal Mundo

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.