Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Mundo
  • Alemanha anuncia lockdown parcial para não vacinados contra a Covid-19
Restrições

Alemanha anuncia lockdown parcial para não vacinados contra a Covid-19

Na prática, quem não tiver se imunizado nem se recuperado recentemente da Covid-19 viverá em um regime de lockdown parcial.

Publicado em 02 de Dezembro de 2021 às 14:32

Agência FolhaPress

Publicado em 

02 dez 2021 às 14:32
A Alemanha anunciou hoje restrições para as pessoas que não se vacinaram contra a Covid-19. Na prática, quem não tiver se imunizado nem se recuperado recentemente da Covid-19 viverá em um regime de lockdown parcial.
De acordo com as medidas de restrição anunciadas, residentes da Alemanha que não foram imunizados só poderão ter acesso a estabelecimentos de serviços essenciais, como mercados, farmácias e padarias.
A decisão foi tomada em uma reunião entre o governo federal e as administrações estaduais, a última presidida por Angela Merkel, que no próximo dia 8 passará o bastão para o líder social-democrata e atual vice-chanceler alemão, Olaf Scholz.
A Alemanha vai estender o sistema conhecido como 2G — que permite acesso a locais de lazer apenas para vacinados ou recém-curados — para todo o território nacional. "Locais de cultura e lazer ficarão abertos apenas para vacinados ou curados", disse Merkel, acrescentando que a regra também valerá para o comércio não essencial. "A situação do nosso país é grave", explicou a chanceler, que classificou a nova medida como um "ato de solidariedade nacional".
A tensão para conter o avanço da pandemia já afetava o país com a aproximação do inverno e se agravou com a recém-descoberta variante ômicron do novo coronavírus.

LEI PARA TORNAR VACINAÇÃO OBRIGATÓRIA

O Parlamento vai debater uma lei para tornar obrigatória a vacinação contra o novo coronavírus, medida já anunciada pela vizinha Áustria e que é defendida por Scholz.
Vivendo um período de transição de governo, o país enfrenta o pior momento da pandemia em termos de novos casos. A taxa de vacinação é de pouco menos de 70% da população, se aproximando da média da União Europeia, mas é inferior a de países como Portugal e Irlanda.
De acordo com a Universidade Johns Hopkins, a Alemanha é o segundo país no mundo com mais contágios nos últimos 28 dias (1,3 milhão), atrás apenas dos Estados Unidos (2,4 milhão).
Já o número semanal de mortes — foram 1,83 mil óbitos na semana passada — é o mais alto desde o início de março. Virologistas atribuem a quarta onda de Covid, que se espalha na Europa e pode sobrecarregar as unidades de tratamento intensivo, à resistência de uma grande parcela da sociedade à vacinação. Eles também criticam políticos por agirem tarde demais.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
O país europeu que nunca teve exército e agora tem que reavaliar sua defesa
Imagem de destaque
Vazamento de água surge em local de acidente após troca de poste no ES
Tremor de terra de 2.1 foi registrado em Piúma
Tremor de terra de magnitude 2,1 é registrado próximo a Piúma

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados