> >
Tecnologias em automóveis evitam acidentes e salvam vidas

Tecnologias em automóveis evitam acidentes e salvam vidas

A indústria automotiva tem investido em sistemas que safam os ocupantes de situações perigosas

Publicado em 23 de julho de 2020 às 14:48

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Teste de segurança na sede da Mercedes-Benz
Teste de segurança na sede da Mercedes-Benz. (Mercedes-Benz/Divulgação)

Acidente de trânsito é aquela situação que ninguém quer passar. Para evitar que isso aconteça, tecnologias são desenvolvidas para que motoristas e passageiros não passem por sufoco e, em caso de colisão, tenham o menor dano físico possível.

Leonardo Muglia, gerente de vendas da Kurumá Veículos, revela que os carros da Toyota possuem sistemas de frenagem automática que impede a colisão. O veículo acende avisos no painel e ativa sons para alertar ao motorista de um possível acidente.

Sistema de alerta de mudança de faixa, que avisa quando o motorista estiver saindo da pista ou em zig zag, e piloto automático que controla a distância do carro da frente são outros artefatos que evitam acidentes nos carros.

A Mercedes-Benz também investe em diversos sistemas de segurança. Márcio Lessa, gerente geral de vendas da Vitória Motors Mercedes, revela que a marca patenteou várias tecnologias que salvam vidas. “Devido a todas essas práticas, o seguro de um Mercedes é um dos mais baratos dentre os veículos premium”, observa.

Todos os carros da marca possuem sete airbags. “Isso é uma patente nossa. Em caso de acidente, os membros inferiores dos passageiros estão protegidos e evita uma paraplegia, por exemplo”, revela Lessa.

Lessa explica ainda que a Mercedes está preocupada com a vida dos ocupantes. “Por isso, quando há colisão, o sistema de capô ativo absorve todo o impacto possível.”

Francisco Braga, supervisor de vendas da Vitória Motors Jeep, afirma que a marca já foi avaliada em cinco estrelas no quesito segurança tanto para crianças quanto para adultos.

“Hoje, a gente tem disponível o monitoramento de ponto cego, sistema de permanência na faixa, para caso o motorista esteja saindo da pista sem dar seta, o piloto automático que calcula a distância do carro da frente, sistema de frenagem de emergência, que freia bruscamente caso o carro da frente faça o mesmo”, pontua Braga.

Motocicletas

Sobre duas rodas, o perigo pode ser ainda maior. Glaycon Ferreira, atleta de Motor Skill e instrutor da Vitória Harley-Davidson, conta que a marca de motocicletas está com novos recursos que auxiliam os pilotos em situações perigosas. Um deles é o sistema de freio ABS combinado com o sistema de controle de tração. Ele é ativado em situação de frenagem rápida para que os freios não travem por completo. “Isso evita que a moto caia e ocorra um acidente”, explica.

Outras tecnologias são o auxiliador de rampa com frenagem automática, evitando que a motocicleta desça, controle de tração que evita derrapagens em pista molhada e sensor de inclinação, que desliga o motor automaticamente caso a moto esteja caída.

O atleta e instrutor revela que a forma de pilotar motos da Harley-Davidson também salvam motociclistas em colisões. “O centro de gravidade é diferente. O piloto não fica projetado para frente. Por isso, em situações de acidente, as motos da marca absorvem boa parte do impacto e, quando a pessoa é arremessada contra o outro objeto, o impacto é menor.”

À parte

A tecnologia israelense Mobileye é um dispositivo que funciona como um “terceiro olho” de quem está ao volante. Uma câmera instalada no para-brisa do carro identifica formas, veículos, pedestres, marcações de faixa e placas de sinalização. O visor emite alerta de potenciais riscos, como colisões e atropelamentos. O dispositivo também lê as placas de velocidade máximas, calcula distâncias entre veículos e prevê impactos antecipadamente.

Este vídeo pode te interessar

A tecnologia para frotas inteligentes é utilizada pelas principais montadoras do mundo, como BMW, Audi, Volkswagen, Volvo, Nissan, Ford, Honda, General Motors, entre outras.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais