> >
Ar-condicionado dual zone reduz a potência do carro?

Ar-condicionado dual zone reduz a potência do carro?

Aparelho pode tirar 5 cv do motor do veículo, o que não chega a afetar o desempenho em modelos mais novos

Publicado em 27 de janeiro de 2020 às 11:39

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Aparelho traz conforto, mas polêmicas o permeiam . (freepik)

Com o sol forte e o calor, no dia a dia, grande parte dos motoristas não abre mão de deixar a temperatura mais baixa dentro da cabine do carro. Quando o assunto é o desempenho dos veículos com o uso do ar-condicionado, alguns mitos e verdades vêm à tona. Afinal, o carro fica ou não mais fraco se o equipamento estiver ligado?

“O ar-condicionado retira em torno de cinco cavalos do motor. No dualzone (presente em carros mais sofisticados), esse gasto é o mesmo de um sistema convencional, considerando que ambos usam apenas um compressor, sem interferir tanto no desempenho do veículo”, explica o engenheiro mecânico Walter Abramides, proprietário da oficina Garage Web.

Segundo ele, o gasto de combustível ocorre por meio da coleta de potência. “Atualmente, os carros mais modernos estão otimizando a retirada de potência para que seja menor.”

FUNCIONAMENTO

Sobre a comodidade nos deslocamentos, o dualzone é bem aceito no mercado, ao possuir capacidade de gerir a temperatura para lados diferentes do carro.

“Esse ar-condicionado tem dupla caixa de distribuição de refrigeração”, explica o engenheiro. As grandes diferenças dele, em relação aos modelos convencionais, estão ligadas à partilha de ar e ao controle de temperatura. “O dualzone tem duas caixas diferentes evaporadoras que determinam as diferentes temperaturas, que podem ser escolhidas de forma distinta para o passageiro e o motorista”, indica Walter.

UTILIZAÇÃO

Quando um veículo fica muito tempo exposto ao sol ou a altas temperaturas, é recomendável ligar o ar-condicionado e abrir as janelas para que a massa de ar quente que ficou aprisionada dentro do veículo saia, fazendo com que resfrie com maior rapidez. É o que indica o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), ao sugerir que, após a substituição do ar, é ideal fechar os vidros completamente, para que o ar resfriado permaneça dentro do veículo.

VARIEDADE

A mecânica do ar-condicionado dualzone varia bastante, de acordo com cada modelo de carro e montadora. “A diversificação é grande porque o desenvolvimento do ar depende do que a montadora espera para cada carro. As mudanças podem ser grandes de um veículo para outro. A eficiência do ar-condicionado de um modelo de luxo, por exemplo, pode ser muito melhor do que um mais barato”, indica o especialista.

Segundo o engenheiro, os veículos mais modernos, com mil cilindradas, já possuem compressores mais leves, que funcionam com maior eficiência. A orientação é ficar de olho na manutenção do carro e sempre examinar o filtro de cabine do ar, que está diretamente ligado à eficiência do aparelho.

Como funciona o ar condicionado

Este vídeo pode te interessar

  • 01

    Hora de ligar

    É acionado com o motor do veículo ligado. Isso faz com que o compressor comece a se movimentar, e o gás circule pelo sistema. O ar é resfriado com a troca de calor.

  • 02

    Preocupação com o meio ambiente

    Os sistemas atuais utilizam o gás R-134 A, que não agride a camada de ozônio, diferentemente dos antigos sistemas, que utilizavam Freon R-12, à base de CFC (clorofluorcarbono).

  • 03

    Dica

    Quando um veículo fica muito tempo exposto ao sol ou a altas temperaturas, é recomendável ligar o ar-condicionado e abrir as janelas para que a massa de ar quente que ficou aprisionada dentro do veículo saia.

  • 04

    Dica 2

    Após a substituição do ar, feche os vidros completamente, para que o ar resfriado permaneça dentro do veículo.

  • 05

    Funcionalidade

    Além do botão de acionamento do sistema e regulagem de velocidade do ar-condicionado, há também um seletor para captação do ar externo ou reaproveitamento do interno.

  • 06

    Quando usar

    Quando o ar interno do veículo estiver muito quente, a melhor opção é a captação de ar externo. Quando o ar externo estiver muito quente, recomenda-se utilizar a circulação do ar interno – tomando o cuidado para que essa opção não seja utilizada por muito tempo devido à não renovação do ar.

  • 07

    Manutenção

    Para fazer uma manutenção preventiva, recomenda-se ligar o sistema do ar-condicionado pelo menos uma vez a cada 15 dias, para circulação do gás, além de fazer a troca do filtro antipólen a cada 10 mil km e a limpeza dos dutos, evitando a proliferação de bactérias e obstrução da passagem do ar.

  • 08

    Hora de visitar a oficina

    Em caso de vazamento ou baixa eficiência do ar, é necessário realizar a substituição/recarga do gás em estabelecimentos especializados.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais