> >
Potência não é o número mais importante do seu carro

Potência não é o número mais importante do seu carro

A potência é quem chama atenção, mas sozinha não diz muito sobre o motor. É preciso analisar outros números, como torque e a quantos giros ela é liberada ao máximo

Publicado em 30 de dezembro de 2019 às 16:03

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Ao chegar a uma concessionária para comprar um carro, uma das primeiras perguntas do consumidor é sobre a potência. É uma característica que faz os olhos do condutor brilharem. Mas, sozinho, o número de cavalos-vapor (cv) não é muito preciso quando se trata da capacidade do motor. Saiba ao que deve ficar atento para não se enganar na compra.

É importante verificar se motor alcança o torque e a potência máxima com poucas rotações. (Freepik)

Ricardo Fischer, gerente de valuation da KBB Brasil, explica que a potência é a rapidez com a qual você empurra o carro ao longo de uma certa distância. “Quanto maior, mais rápido seu carro sai do lugar e atinge certa velocidade.”

O valor, assim como o torque, sempre está acompanhado do número de rotações por minuto (rpm), os famosos “giros” do motor. Ele indica quantas rotações em um minuto o motor tem que fazer para o carro alcançar sua capacidade máxima de potência ou torque. Geralmente, a quantidade de rpm necessárias para a potência ser liberada é maior do que para o torque. O problema é quando esse número é muito alto. “Uma potência máxima liberada com rotações muito altas, provavelmente, não vai ser usada por completo. Porque exigiria altas velocidades”, explica Fischer.

Potência X Torque

Na hora de comprar um carro, o gerente de valuation considera o torque uma informação mais importante do que a potência. “Comparando dois motores parecidos, um com oito e outro com 16 válvulas, com a mesma potência na mesma rotação, o de oito acelera mais que o de 16. Isso acontece porque com 16 válvulas o carro tem alta potência, já que puxa mais ar, mas retém menos. Já o de oito retém mais ar e, por isso, tem torque maior.”

Este vídeo pode te interessar

Para ele, somente o valor da potência não diz muito sobre o motor. Para saber se um carro é realmente potente, o motorista deve saber toda a especificação do motor. Já que um carro com alta potência não necessariamente vai arrancar rápido, ou ter força necessária para se sair bem em ultrapassagens. O mais importante é verificar se ele alcança o torque e a potência máxima com poucas rotações.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais