> >
10 dicas para acertar na compra do seminovo

10 dicas para acertar na compra do seminovo

Para não cair em cilada na hora de negociar, é melhor saber a procedência do veículo e fazer um teste drive para observar o funcionamento antes da compra

Publicado em 9 de março de 2020 às 10:19

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Ao adquirir um carro seminovo ou usado, é fundamental analisar a origem dele para evitar transtornos, incluindo a adulteração de quilometragem. Especialistas indicam que os desgastes do veículo devem ser observados, com olhar atento para os pedais, alavanca de câmbio, chave e puxadores. Esses detalhes revelam o estado real dele e o zelo do proprietário que tenta vendê-lo.

Gabriel de Oliveira, consultor automotivo, orienta sobre a compra de seminovos. (Ricardo Medeiros)
Aspas de citação

Faz parte do processo de compra notar a conservação do carro. É importante levar em conta o histórico de manutenção e o registro das quilometragens presentes no manual do veículo. Quem está vendendo com boas intenções faz questão de cuidar da documentação, ao comprovar todas as manutenções que fez. Se não tiver todos os registros, vale desconfiar 

Fábio Tessarolo
Diretor da Oficina Renova
Aspas de citação

Segundo ele, o apelo visual é importante no processo. “Um carro com dois anos de uso, por exemplo, que tenha cerca de 2 mil km rodados é atrativo e está relativamente novo”, explica. Os cenários em que a aparência do carro não estiver boa e a quilometragem constar baixa são outros motivos para suspeitar.

Consultor automotivo há 14 anos, Gabriel de Oliveira acredita que um dos erros mais cometidos pelos compradores é se preocupar mais com a avaliação do próprio carro, como parte do pagamento, do que com o valor geral da negociação, e se o veículo de interesse vale mesmo a pena. “Muitas vezes, a pessoa está pagando caro na compra e acha que está fazendo bom negócio por causa da valorização do carro na troca. É importante desapegar e entender que o veículo tem valor de mercado. Não existe milagre”, indica.

Nem sempre é possível identificar sinais óbvios de adulteração no painel, a não ser que haja alguma alteração muito grosseira. “É interessante olhar se tem marca de chave nas molduras e nos parafusos. Porém, uma pessoa mal-intencionada pode adulterar sem deixar rastros. A boa notícia é que dá para conferir se vale a pena a aquisição por meio de outros sinais e com a ajuda de um profissional da área”, diz Tessarolo.

O engenheiro mecânico Walter Abramides, proprietário da oficina Garage Web, aponta que o estado das borrachas e da tapeçaria não podem ficar de fora da análise. “Por meio desses detalhes, dá para se ter uma ideia de como o carro foi usado. Além disso, torna-se indispensável ver a idade dos pneus. Normalmente, eles duram de quatro a cinco anos, rodando cerca de 50 mil km”, ressalta.

O especialista indica que, atualmente, a tecnologia ajuda a evitar possíveis fraudes. “O ‘cérebro’ do veículo registra os números reais. Assim, é mais complicado alguém conseguir alterar. Por isso, é melhor ver a procedência do carro, todas as vistorias e revisões”. 

Passo a passo

  • 01

    Escolha do veículo

    O primeiro passo é identificar o veículo que pretende comprar. Faça o teste drive e observe o funcionamento de maneira geral e se há barulhos fora do normal. Se possível, passe em quebra-molas e paralelepípedos para ouvir a suspensão.

  • 02

    Atenção aos detalhes

    Confira o ar-condicionado e se tem alguma anomalia no painel e avisos no computador de bordo.

  • 03

    Confira tudo

    Verifique a quilometragem do automóvel. Exija as documentações que comprovem o número indicado. Atenção para quilometragem muito baixa.

  • 04

    Saiba fazer negócio

    Analise o valor do veículo. Se der um carro como parte do pagamento, note se está dentro de uma média justa.

  • 05

    Burocracia necessária

    Cheque a documentação. Se estiver em uma concessionária, peça o laudo com o histórico, que revela se é de leilão, se teve furto e roubo e busca e apreensão. Caso compre de pessoa física, vale contratar uma empresa especializada para ajudar no processo.

  • 06

    Checkup

    Veja se a manutenção do carro está em dia. Um mecânico de confiança pode ajudar. Se ainda estiver no período de garantia, cheque com a concessionária se ainda está valendo. Verifique o manual de revisão e peça as notas.

  • 07

    Confira tudo

    Certifique-se de que o veículo não foi batido e observe os vidros. Conte com o trabalho das oficinas de lanternagem e pintura, que têm olhar clínico para a parte estrutural.

  • 08

    Use os sentidos

    Observe se o carro já enfrentou enchentes: se tem odor de mofo e marca de lama debaixo de carpetes e borrachas

  • 09

    Evite golpes

    Só efetue o pagamento do montante com o documento de transferência em mãos e com firma reconhecida em cartório. Se for via empresa, pague somente após assinar o contrato.

  • 10

    Conheça seu vendedor

    Considere a postura da pessoa que está vendendo o carro, se o papo é transparente e se as informações batem com a documentação apresentada.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais